Uma Manifestação pela Manutenção dos Vetos do Ato Médico será realizada no dia 7 de agosto, às 15 horas, na Praça Nossa Senhora do Salete – em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. O evento é parte de mobilização nacional de diversas categorias que atuam na Saúde, articulado pela Frente dos Conselhos das Profissões da Área da Saúde.
Após o veto da presidente Dilma Rousseff a partes estratégicas do texto da lei do Ato Médico, entidades médicas se articularam contra a decisão com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional, que irá analisar a situação, acatando ou derrubando as mudanças. Caso os vetos sejam derrubados, a lei acarretará em uma burocratização da saúde, prejudicando os/as usuários/as do Sistema único de Saúde e precarizando a qualidade do atendimento dos usuários. O Ato Médico vai de encontro às diretrizes do SUS, efetivadas somente por meio do trabalho multidisciplinar, sem que haja sobreposição entre as profissões, como promoveria o texto vetado.
O CRESS/PR convoca a categoria a participar da manifestação para defender o SUS e o direito de seus/as usuários a um atendimento de qualidade.
Manifestação pela Manutenção dos Vetos do Ato Médico em Curitiba
Data: 7 de agosto, quarta-feira.
Horário: às 15 horas
Local: Praça Nossa Senhora da Salete – Em frente à Assembleia Legislativa do Paraná.
Manifeste-se também pela internet
Além da presença nas ruas, as pessoas interessadas em manifestar apoio aos vetos presidenciais podem fazê-lo pela internet. Foram organizadas duas formas de contribuição com objetivo de dar força e voz ao movimento: um manifesto e uma petição pública.
• Manifesto a parlamentares: em defesa dos vetos presidenciais