Nota sobre assistente social retratada em programa humorístico da Rede Globo

as-novela2

Recentemente a Rede Globo lançou em seu programa humorístico “Zorra Total” uma personagem (Humberlinda) que retrata a profissão dos/as assistentes sociais de forma assistencialista, claramente sem repassar ao público os princípios éticos que regulam a profissão.

O CRESS/PR repudia este quadro de humor, lembrando a todos/as que ao contrário do que é retratado, o Serviço Social é uma das poucas profissões que possui um projeto profissional coletivo e hegemônico, denominado projeto ético – político, que expressa o compromisso da categoria com a construção de uma nova ordem societária, mais justa, democrática e garantidora de direitos universais. Ressaltamos a todos/as assistentes sociais do Paraná que fatos como este só reforçam a necessidade diária de ‘remar contra esta corrente’ e lutar pela consolidação do projeto ético-político profissional.

Informamos também que para esclarecer os graves equívocos cometidos pelo programa de TV, manifestar o repúdio e fazer sugestões propositivas à emissora, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) já enviou um ofício à TV Globo. Saiba mais em http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/999

*Com Informações do CFESS

Arte: Rafael Werkema