Encontro Descentralizado: veja como foi

Nos dias 18, 19 e 20 de julho conselheiros e assistentes sociais de base dos Conselhos do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul reuniram-se em Porto Alegre para o Encontro Descentralizado da Região Sul, evento preparatório para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, em setembro, no Recife/PE. Na atividade, as delegações da Região Sul discutiram e votaram sobre as propostas dos eixos: Fiscalização Profissional, Formação Profissional, Administrativo-Financeiro, Seguridade Social, Comunicação, Ética e Direitos Humanos e Relações Internacionais.presidenta do cress O documento final será levado ao Encontro Nacional para ser discutido com as delegações dos CRESS de todo o Brasil.

Antecedendo ao Encontro Descentralizado, as Comissões de Orientação e Fiscalização (COFI) e de Comunicação dos três estados realizaram Encontros paralelos, no dia 18, às 14 horas. (veja notícia sobre estes encontros)

A abertura do Encontro Descentralizado foi no dia 18 no final da tarde. As delegações assistiram à palestra “(Des)Caminhos da Política Nacional sobre Drogas no Brasil”, com a psiquiatra Maria Gabriela Godoy e o acadêmico de Serviço Social da UFRGS Carlos Guarnieri. Carlinhos, como é conhecido, apresentou sua experiência no Programa Redução de Danos da Prefeitura de Porto Alegre e com a Terapia Comunitária na Casa Harmonia e nas ruas da cidade. Já Gabriela fez um histórico sobre o uso de drogas ao longo da história e a mudança de conotação desta prática no século 19. A partir daí, trouxe conceitos e formas de lidar com a dependência e a caracterização psiquiátrica do uso prejudicial de drogas.

No dia 19, após a leitura e a aprovação do Regimento Interno do Encontro Descentralizado, foi apresentada a palestra “Serviço Social na luta contra a exploração no trabalho”, pelo sociólogo e professor Giovanni Alves. Entre diversos aspectos sobre a precarização do trabalho, ele falou especialmente sobre a precarização salarial e a precarização existencial, esta que diz respeito à vida pessoal. “As pessoas não são apenas trabalhadores, são

homens e mulheres que têm suas vidas, são sujeitos, individualidades. Mas esta dimensão não tem sido considerada pelas instituições que defendem os trabalhadores”. O professor discute esta e outras questões no livro que está lançando pela editora Práxis “Dimensões da Precarização do Trabalho – Ensaios de sociologia do trabalho”.

Foto: CRESS/RS

Após a palestra, seguiram-se as discussões dos eixos temáticos durante a sexta-feira e no sábado também.

Para a conselheira suplente do CRESS/PR, Rosenilda Garcia, esta edição do Encontro Descentralizado proporcionou excelentes reflexões. “Os palestrantes que fizeram as falas no evento contribuíram muito para fomentar a os discursos entre os CRESS, proporcionando um amadurecimento e afinamento de posição política e ética entre os conselhos”, comenta Rosenilda. Ela afirma também que “os debates foram maduros do ponto de vista teórico e conseguiram atingir o objetivo de alinhar as propostas, principalmente nas demandas que se apresentam na região Sul”.

* com informações do CRESS/RS