CRESS/PR participa de Marcha das Vadias

07_13_2013_marcha_vadias_cwb_ (212)O CRESS/PR esteve presente na Marcha das Vadias, realizada no dia 13 de julho, em Curitiba. O evento foi em protesto contra todas as formas de opressão, como o machismo, homofobia, lesbofobia, transfobia e racismo. O Conselho participa da marcha desde sua primeira organização na cidade, em 2011.

De acordo com o manifesto dos organizadores, Curitiba está entre as cidades com mais desigualdade da América Latina e entre as capitais brasileiras com mais mortes de indivíduos considerados fora dos padrões estabelecidos pela sociedade patriarcal. Essa configuração de sociedade, segundo o movimento, origina as formas de discriminação e opressão, sendo a de maior visibilidade o machismo. Um dos pontos mais destacados pelos/as participantes da marcha foi a violência sexual, pedindo o fim da responsabilização da vítima no crime.

O evento ocorreu às 11 horas, na Praça 19 de dezembro, seguindo em caminhada até a Boca Maldita, passando pelo Paço Municipal. Mais de  2 mil pessoas participaram da ação, que reuniu indivíduos de diferentes idades e identidades, com cartazes e pinturas corporais de enfrentamento a opressão.

*Com informações da Gazeta do Povo
*Foto: Déa Rosendo