Vídeo sobre remoções da Copa no Brasil

A Articulação Nacional dos Comitês Populares (ANCOP) lançou o vídeo “Who wins this match?” (Quem ganha esse jogo?), para falar das violações cometidas nas remoções de famílias em todo o país nos preparativos para a Copa do Mundo. O vídeo mostra números e depoimentos dos moradores removidos ou em risco de remoção – cerca de 250 mil, segundo o cálculo dos movimentos.

“Para chegar a esses números somamos famílias que foram atingidas por obras – que em algum momento foram vinculadas à Copa e às Olimpíadas – (algumas obras foram retiradas da Matriz de Responsabilidade da Copa e assumidas por governos estaduais e/ou prefeituras), com famílias que em algum momento foram ameaçadas de remoção”, explica Francisco de Felippo, também da Ancop, sobre os cálculos, contestados pelo poder público. “Em Natal, por exemplo, o prefeito assinou um documento se comprometendo a não remover ninguém. Mas isso veio depois de muita luta das comunidades. Se a gente colocasse que as remoções em Natal foram zero, dá a impressão de que não teve problema lá. Mas teve e a gente, junto com as comunidades, reverteu”, exemplifica.

Além dos números, saltam aos olhos o desespero, a indignação e o desalento dos moradores diante dos métodos e da falta de diálogo do poder público transmitidos pelos depoimentos dos atingidos, agora ouvidos na ONU.

O CRESS/PR é uma das entidades que em Curitiba integram o Comitê Popular da Copa e a sede do CRESS/PR tem sido um dos pontos de encontro para reunião do comitê. Para mais informações sobre o Comitê entrar em contato pelo [email protected].

Confira o vídeo:

fonte: jornal Brasil de Fato