Ações da Luta Antimanicomial são realizadas em Curitiba

O CRESS/PR participou das atividades da Luta Antimanicomial 2013 que aconteceram no dia 17 de maio, em Curitiba. O evento debateu o acolhimento a indivíduos em situação de sofrimento psíquico, considerando sua internação hospitalar como uma violação de direitos.

Após anos de lutas, o movimento Antimanicomial conseguiu a substituição dos manicômios do país, incentivando a criação de espaços alternativos de tratamento. Entretanto, a política neoliberal e o desmonte do Estado ameaçam essa e outras conquistas, por meio de violações e desregulamentação de direitos e da transferência de deveres do Estado à esfera privada.

Recentemente, existe uma discussão a cerca do uso e abuso do álcool e de drogas, principalmente o crack, envolvendo as ações de enfrentamento desta situação que são contrárias aos direitos humanos. Esse enfrentamento, feito tanto por órgãos governamentais como por não governamentais, não garante o tratamento e a devida atenção à/aos dependentes químicos.

Em 2012, no seu 41º Encontro Nacional, realizado em Palmas, no Tocantins, o conjunto CFESS-CRESS aprovou proposições para realizar o enfrentamento dessa temática na esfera da saúde mental, consolidando os princípios da luta pela reforma psiquiátrica no Brasil. Essas proposições visam fortalecer a luta pela efetivação total da reforma psiquiátrica e dos mecanismos de tratamentos à/aos usuários/as de serviços de saúde mental, drogas e álcool, e articular a ação com o controle e os movimentos sociais. Entre as ações estão a defesa da ampliação e de investimentos nos serviços públicos de atendimento integral, a contrariedade a privatização dos serviços de saúde mental, o fortalecimento dos movimentos sociais para a articulação com outras categorias profissionais e o incentivo a participação dos/as assistentes sociais em atividades relacionadas à reforma psiquiátrica, saúde mental e na Política Nacional de Álcool e outras Drogas.

O enfrentamento a problemática do uso e abuso de álcool e drogas deve ser baseado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), conduzido de maneira pública e universal e em conjunto a uma ampliação do debate sobre o consumo de drogas no país e a sua relação com a questão social.

*Com informações do site do CFESS