Saiba mais sobre as oficinas de Serviço Social na Educação e nas Empresas

As oficinas de “Serviço Social na Política de Educação” e “Serviço Social em Empresas” realizadas como parte das comemorações ao Dia do/a Assistente Social, aconteceram nos dias 14 e 16, na sede do CRESS/PR, em Curitiba.

A primeira, “Serviço Social na Política de Educação – Intervenção em consonância com o projeto ético-político” ocorreu no dia 14. Mediada pela assistente social Grasiele Dalbão Rodrigues Modesto de Carvalho, foi discutido a educação em si, a partir do conflito que há em entender a educação como uma ferramenta à disposição do mercado, para formar profissionais adaptados às exigências mercadológicas, ou como uma ferramenta contra-hegemônica. Em roda de conversa, foram debatidos temas como o PL da Educação, políticas atuais para a educação, a desvalorização dos profissionais que atuam nesses espaços e a dificuldade de inserção do/a assistente social. Grasiele comentou sobre a evasão do serviço social da política de educação durante a década de 70, motivada pelo regime político da época.

No dia 16 foi realizada a “Câmara Temática Serviço Social em Empresas – Desafios Éticos da Atuação do/a assistente social nas empresas”. Em sua fala, a assistente social Dra. Olegna de Souza Guedes, relatou sua experiência neste espaço sócio-ocupacional. Ela comentou sobre a falta de diretriz para os profissionais e uma escassez teórica sobre papel do Serviço Social nas empresas, especialmente por esse espaço ser menor quando comparado a outros ocupados pela categoria. Foi palestrado sobre a autonomia do/a assistente social na área e a tensão que existe entre a intenção dos/as profissionais, de construir um capitalismo harmônico e diminuir as contradições entre classes, e as demandas mercadológicas. Entretanto, Olegna advertiu que na condição de trabalhador/a assalariado/a, os/as assistentes sociais também estão sujeitos/as ao processo de alienação, principalmente pela cultura de classes baseada na dominação

Confira as fotos da Oficina de Educação neste link e a da atuação em Empresas aqui.