Confira como foi o Seminário Paranaense – Atuação Interdisciplinar: Serviço Social e Psicologia no SUAS

DSC_2877 - CópiaNos dias 18 e 19 de abril aconteceu em Curitiba o Seminário Paranaense sobre a Atuação Interdisciplinar do Serviço Social e da Psicologia no SUAS. O seminário foi promovido por uma ação conjunta do CRESS/PR com o CRP/PR (Conselho Regional de Psicologia do Paraná).

Durante os dois dias de evento aconteceram palestras, debates e oficinas voltadas para analisar criticamente a prática profissional no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Já no primeiro dia, pela manhã as palestras iniciais da psicóloga Neuza Guareschi e da assistente social Jucimeri Isolda Silveira marcaram pontos importantes que foram aprofundados durante o evento. A psicóloga falou de pontos de transdiciplinaridade entre as profissões. Ressaltou que problematizar a prática profissional no SUAS é um trabalho que deve ser contínuo, comentando que os/as psicologos/as precisam efetivar suas condutas sempre na busca pela compreensão de quem é e o que compõe este sujeito que é atendido no SUAS.

DSC_2918 - CópiaJá a assistente social comentou que o Serviço Social e também a Psicologia são áreas que devem se pautar pelos seus projetos éticos. “O modelo de competências de atribuições que temos no SUAS ou em qualquer outro lugar é um modelo imposto pelo mercado, sendo assim, somos formados para atender as demandas do mercado e por isso temos que tomar cuidado para não cair no engodo exclusivo de nos pautar no que está estabelecido de atribuições de cada profissão”, comentou Jucimeri, explicando que com esta dinâmica acaba-se disputando lugares e precarizando assim o trabalho. Para ela, o fortalecimento da atuação no SUAS está diretamente ligado ao fortalecimento da luta pela efetivação do projeto ético-político da profissão.

Um ponto destacado por participantes do evento foi a ampla participação nas oficinas. Foram realizadas cinco oficinas:

A oficina de ‘Interdisciplinaridade no cotidiano’ contou com exposições do Psicólogo Christopher N. Santos e da Assistente Social Márcia Terezinha Oliveira, com coordenação de mesa da socióloga Ana Inês Souza. Para Ana Inês, um dos pontos principais da oficina foi a boa participação dos presentes que apontaram as dificuldades enfrentadas no cotidiano profissional, como a falta de estrutura, de equipe entre outros.

DSC_2999A oficina sobre ‘Elaboração de Documentos’ teve falas da Psicóloga Maria Cristina Neiva e da Assistente Social Joziane Cirilo, com coordenação de mesa da Assistente Social Neiva Silva. Nesta oficina foi esclarecido como deve ser um parecer socioassistencial, para quem fazer, como deve ser assinado, como devem ser registrados os atendimentos e como tratar de questões sigilosas.

‘Ética Profissional’ foi o tema exposto pela Assistente Social Lúcia Cortes e pela Psicóloga Cléia Oliveira Cunha, com a coordenação de mesa do assistente social Uilson Araújo. Além das questões éticas de cada profissão, o debate entrou em questões como a relação com as outras profissões e o sigilo, havendo na oficina o relato de casos para a discussão.

A oficina sobre ‘Relação CRAS –CREAS: fluxos e procedimentos’ contou com a participação da Assistente Social Roseane de Souza e do Psicólogo Rodrigo de Medeiros, tratando de questões como fluxo, procedimentos e articulação entre os equipamentos. Roseane destacou desta oficina a dificuldade que há na maioria dos locais da interlocução entre as equipes do CRAS e do CREAS e da falta de equipe e estrutura para promover esta interação.

DSC_2990A oficina sobre os ‘Dilemas na concessão de Benefícios Eventuais’ teve falas da assistente social Daraci Rosa dos Santos e das Psicólogas Anita Carolina Quandt e Melina Gomes Madureira. Daraci realizou alguns esclarecimentos quanto às competências e atribuições privativas e apresentou como deve ser a lógica da concessão dos benefícios: “temos que pactuar junto à família e aos usuários. Não podemos impor a eles a aceitação dos serviços de assistência social, pois não é assim que se dá a autonomia a este usuário”. A psicóloga Anita comentou que nesta oficina ficou destacado o papel de cada profissão na avaliação e também no acompanhamento das famílias que recebem o benefício.

O evento contou ainda com palestras da psicóloga Paula Butture, do assistente social Elias Souza e da também assistente social Larissa Tissot, que apresentaram uma análise da Conjuntura Estadual. As palestras de encerramento tiveram o tema da Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e Controle Social e contaram com falas da Assistente Social Marli Gonçalves, psicóloga Solange Leite, psicóloga Patrícia Akemi e assistente Social Elias Souza.

DSC_2884 - CópiaOs arquivos das apresentações realizadas no seminário serão disponibilizados em breve nos sites do CRESS/PR e CRP/PR.