Campo Mourão recebeu o ‘Diálogo’ do CRESS/PR

34991_431954643561797_1941915382_n
No dia 22 de março o NUCRESS de Campo Mourão promoveu o Diálogo do CRESS/PR com a categoria da região. Os Diálogos são encontros realizados pelo CRESS/PR para promover a formação continuada dos(as) profissionais do Serviço Social.

O evento foi conduzido pelo Conselheiro Uilson Gonçalves Araújo, abordando o tema da Saúde Mental. Sua fala abordou questões como Rede de Atendimento, luta pelo não isolamento das pessoa com sofrimento mental, a presença de drogas licitas e ilícitas na sociedade e os agravos que podem acometer quem faz o uso e o abuso das drogas.

O Conselheiro apresentou os programas, projetos e serviços na Sistema Único de Saúde. Uilson reforçou o posicionamento do conjunto CFESS /CRESS sobre o isolamento do pessoa em tratamento de saúde mental.

De acordo com Uilson, “as discussões sobre as drogas, em especial do crack tem sido em torno de discursos que tendem a apresentar a questão como sendo de segurança pública e/ou como de saúde pública. Logo, um grande desafio em relação às Políticas Públicas Sobre Drogas no Brasil é justamente tratar o caso como um problema de saúde pública. É preciso que as Políticas Públicas não sejam higienistas, ou seja, que excluam e firam os direitos humanos, mas que sejam inclusivas e emancipatórias dos sujeitos que delas necessitam. É evidente que a questão das drogas, atualmente, passa por uma crise talvez nunca assistida e vivida na história de nosso País. Porém, é necessário olhar para a questão dos (as) usuários (as) de drogas como sujeitos protagonistas de suas histórias.”

486342_431954383561823_1446369493_n