NUCRESS Foz do Iguaçu participa de capacitação de Enfrentamento do Trabalho Infantil

trabalho infantilOrganizada pela Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social entre os dia 7 e 9 de novembro, aconteceu em Foz do Iguaçu uma capactiação para o Enfrentamento do Trabalho Infantil. O NUCRESS da região esteve presente, representado pela Assistente Social e professora Roseane Cleide Souza, que participou da mesa redonda sobre “A Interface das Políticas Públicas e o Trabalho Infantil”, juntamente com representantes das secretarias estaduais da saúde, educação e desenvolvimento social.

A fala da Assistente Social objetivou apontar os limites e desafios para os trabalhadores do SUAS no enfrentamento e erradicação do trabalho Infantil na Política Nacional de Assistência Social. Neste sentido Roseane salientou a necessidade de compreender o trabalho Infantil como um fenômeno com múltiplas determinações.

“De um modo geral, a história da exploração do “trabalho infantil” está diretamente ligada ao modo de produção capitalista e à infância empobrecida. São crianças oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo, cujos membros, porventura, estejam desempregados ou exercendo atividades no chamado “mercado informal”. São famílias para as quais as políticas sociais têm se mostrado insuficientes dado o acirramento das desigualdades sociais e a fragilidade do sistema de proteção social brasileiro, cunhado pela seletividade, focalização e residualidade.” (CFESS Manifesta, 2011).

O evento contou com participantes das cidades da macro região que compreende os municípios lindeiros,do sudeste e do oeste paranaense como Cascavel, Toledo, Marechal Candido Rondo, Palotina.