Audiência Pública Comissão da Verdade

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) participa em Curitiba neste dia 12 de novembro de uma audiência pública no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Estarão presentes o jurista e presidente da Comissão Internacional de Investigação para a Síria, Paulo Sérgio Pinheiro, e o advogado José Carlos Dias, membros da CNV. A audiência conta com apoio de diversas entidades da sociedade civil e do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, do qual a APP-Sindicato faz parte.

Na audiência serão ouvidos testemunhos de sobreviventes da repressão ocorrida no Estado. Também serão lembradas circunstâncias de fatos relacionados à luta no campo que acarretaram na ditadura graves violações de direitos humanos e que se reproduzem até os dias de hoje.

Entre os casos lembrados estarão as operações Marumbi (ofensiva da repressão contra os militantes do PCB, em 1975), Chácara do Alemão (prisão de militantes da UNE reunidos em Curitiba), Revolta do Porecatu (levante de colonos contra empresários rurais e o poder público, na década de 50) além do Massacre de Medianeira (assassinato de militantes da Vanguarda Popular Revolucionária. VPR, em 1974, na Estrada do Colono, no âmbito da Operação Condor). A escolha do local para a realização da audiência é significativa: o Teatro da Reitoria fica ao lado do pátio, palco de manifestações e atos de resistência ao regime militar.

* fonte: Appsindicato