CRESS/PR esteve no Seminário Nacional sobre Organização Sindical e Serviço Social

dia30_sem-orgsindical_manha-(19)Assistentes Sociais e estudantes de todo os cantos do Brasil participaram do Seminário Nacional de Serviço Social e Organização Sindical, realizado no Rio de Janeiro durante os dias 30 e 31 de outubro. O evento foi uma deliberação aprovada no 40º Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS, com o indicativo de estimular nacionalmente o debate sobre a trajetória histórica, os rumos e desafios da organização sindical da classe trabalhadora. O CRESS/PR esteve presente, sendo representado pela presidenta Maria Izabel Sheidt Pires, vice-presidente Elias de Sousa e pelas conselheiras Daraci Rosa dos Santos e Juliana Moraes.

As mesas de discussões apontaram a atual dificuldade de organização e mobilização das categorias bem com a sua fragmentação, sendo relevante a participação coletiva como forma estratégia de transformação social. A participação dos/as Assistentes Sociais no movimento sindical foi apontada como um instrumento também pedagógico e de formação humana para os/as profissionais.

A conselheira Daraci Rosa dos Santos comentou que o evento foi uma oportunidade de conhecer, para quem ainda não conhecia, a história da organização sindical dos/as assistentes sociais, tanto como categoria, como no que se refere às lutas conjuntas com as demais categorias. Para Daraci, um dos debates importantes foi acerca do posicionamento quanto à natureza dos sindicatos: “o evento proporcionou uma maior nitidez acerca da polarização entre as ideias colocadas sobre sindicato por ramo e/ou por categoria. Percebo a tendência em mantermos o posicionamento sobre sindicato por ramo, entendendo que isso tem maior possibilidade de fortalecer a classe trabalhadora. No entanto, também se avaliou a validade dos sindicatos da categoria, cuja trajetória e atuação não podem ser simplesmente desconsideradas, mas precisam ser amplamente discutidos com a categoria, de baixo para cima”.

534687_293797080720374_1500830064_nEla explicou também que o debate sobre a organização sindical da categoria era uma demanda que vinha sendo pensada há alguns anos no interior do conjunto CFESS/CRESS. Ela ressalta a importância do tema, explicando que devido sua formação política-ideológica, os/as assistentes sociais brasileiros/as sempre estiveram e sempre estarão inseridos/as nos movimentos sociais, que incluem o movimento sindical. “Temos uma forte herança de lutas, como trabalhadores/as e trabalhadoras que se inserem e compõem os movimentos, desde os primórdios da nossa profissão. Em todos os momentos históricos os/as assistentes sociais se fizeram presentes nas frentes de lutas gerais da classe trabalhadora”, comenta Daraci. Ela enxergou no Seminário uma forma de reafirmar a luta no campo sindical num momento em que existe uma série de violações aos direitos trabalhistas e desregulamentação de direitos, privatizações e terceirizações da força de trabalho.

CFESS Manifesta debate o tema

Durante o seminário, o CFESS lançou um manifesto afirmando que a luta sindical é instrumento de conquistas da classe trabalhadora. O documento afirma que a “perspectiva que deve nortear a organização de assistentes sociais tem de se fundamentar na crítica ao projeto das classes dominantes, que retiram constantemente os direitos dos/as trabalhadores/as, arduamente conquistados por meio da muita luta. A direção das nossas ações deve reafirmar a autonomia frente a governos e a possibilidade de crítica e de contraposição ao projeto do capital”.

Ações no Paraná

O Seminário Nacional possibilitou a definição de conteúdos das ações regionais quanto ao tema. O próximo passo será pensar com os NUCRESS, em primeiro lugar, quais estratégias e formas de interiorizar o debate, assim como, possivelmente planejar um evento estadual ou regional. Para a conselheira Daraci, “o importante é que possamos discutir amplamente, posicionando-nos acerca das questões mais polêmicas que compareceram no nacional, como a questão da contribuição compulsória e a dicotomia ramo/categoria”.

*com informações e fotos do CFESS