Inscrições abertas para o Seminário sobre Sistema Prisional

Evento ocorrerá em novembro, em Brasília (DF) e também será transmitido online

sistema prisional

Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional “A atuação interdisciplinar no sistema prisional brasileiro: desafios e perspectivas”, que ocorrerá no dia 9 de novembro, na sede do Conselho Federal de Psicologia em Brasília (DF). O evento é uma promoção do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do CFESS, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP/MJ) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ). (Clique aqui para se inscrever)

Voltado para profissionais que atuam no sistema penitenciário, como assistentes sociais, psicólogos/as, magistrados/as e promotores/as, e também para representantes das pessoas em situação de privação de liberdade e familiares, egressos e sociedade civil, o seminário tem inscrições gratuitas, vagas limitadas e também será transmitido online (veja o site do evento). Entre os temas a serem debatidos estão a Política Penal e Criminal brasileira e o trabalho interdisciplinar nas políticas públicas no sistema prisional.

Haverá a participação da assistente social e professora Tânia Dahmer Pereira na mesa-redonda “Trabalho interdisciplinar nas políticas públicas no sistema prisional: articulando redes e construindo laços sociais”.

“O debate sobre o trabalho interdisciplinar no Sistema Prisional possibilita refletirmos e buscarmos novas alternativas para a efetivação de direitos das pessoas quem têm sua liberdade privada. No âmbito do Serviço Social, estamos falando de uma atuação política e socioeducativa, na perspectiva da defesa de equidade, justiça social e dos direitos humanos, conforme preconiza nosso Código de Ética. O seminário tem a tarefa também de combater práticas punitivas, repressoras e coercitivas, que são comuns no âmbito Penal brasileiro, mas que não possibilitam às pessoas em situação de privação de liberdade chances de exercerem a cidadania”, afirma a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.

* Informações retiradas do site do CFESS