Geração de renda para mulheres e divisão sexual do trabalho em discussão

desigualdadeA desigualdade de gênero ainda é muito comum nos dias atuais, principalmente no que se refere ao emprego e questões econômicas sendo as mulheres as mais prejudicadas. Em artigo publicado no IV CPAS (Congresso Paranaense de Serviço Social) realizado em 2009, Anne Grace e Cassia Carloto fizeram uma análise histórica sobre estas situações, apontando os motivos que levaram a gerar estas diferenças e o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho, mesmo que de forma precária, como demonstra o trecho a seguir:

É fato que a perspectiva de inserção da presença feminina no mercado produtivo não se dá em condições homogêneas e paritárias ao trabalho masculino, e tampouco retrata uma mudança complexa no sistema de valores e crenças que marcou profundamente a história das mulheres, associando-as as tarefas domésticas. Sua maior representação consiste na necessidade do capital em aumentar o contingente de força de trabalho, tanto que não há o abandono do trabalho doméstico, em substituição ao trabalho produtivo, trata-se de um processo em que o trabalho passa a ser duplamente explorado: na fábrica e em casa”.

Este artigo foi publicado no IV CPAS realizado em 2009 em Curitiba. Em 2012 ano o CRESS/PR realizará o V CPAS em Foz do Iguaçu e você poderá ver a apresentação de outros artigos, como este, que contribuem com subsídios para o profissional e estudantes.

O evento é o maior da categoria e acontece entre os dias 11 e 14 de outubro. As inscrições podem ser feitas somente pelo site – www.cpas2012.com.br e até o dia 4 de outubro os valores são promocionais.

Leia o artigo completo: Geração de renda para mulheres e divisão sexual do trabalho