Encontro delibera políticas para o conjunto CFESS/CRESS

Entre as deliberações está o tema do Dia do/a Assistente Social em 2013: “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”

Foto CFESS

A delegação do CRESS/PR participou de 6 a 9 de setembro do 41º Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, realizado em Palmas (TO).  O evento é o maior espaço deliberativo da categoria, reunindo os/as conselheiros/as e assistentes sociais de base eleitos/as nas assembleias regionais em todo o país, e definindo a agenda de ações para o Conjunto CFESS-CRESS realizar até 2013.

Para a presidenta do CRESS/PR, Maria Izabel S. Pires, a participação da delegação do Paraná foi excelente: ”Eu avalio que nossa delegação cumpriu seu papel pois foi amplamente representada pela diretoria e também pela base. Esta participação de profissionais da base é muito importante, pois são estes/as profissionais que percebem diariamente as demandas da categoria e suas contribuições são de extrema valia”.  Ela ressalta que as profissionais da base que representaram o CRESS/PR tiveram ótima participação no Encontro, discutindo e lutando pelas deliberações que favorecerão a categoria.

O Encontro teve início com a mesa de abertura, em que se destacou a importância do espaço para o fortalecimento e reafirmação do Projeto Ético-político profissional e para organização coletiva da categoria. A presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues Ramos, fez um histórico do debate dos direitos humanos no Serviço Social, apontando que a luta por direitos não é fim, mas uma mediação estratégica para a defesa de uma outra sociabilidade, livre de todas as formas de exploração e de opressão humana.

No segundo dia entrou em debate “o trabalho profissional frente à crise do capital: desafios do Conjunto CFESS-CRESS”, em mesa redonda com a presença da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Yolanda Guerra e a conselheira do CFESS Esther Lemos. Ainda no dia 7, começou a análise e a votação das propostas de deliberações que nortearão a direção política das ações do Conjunto CFESS-CRESS no próximo ano. Os dois primeiros eixos foram o da Formação Profissional/Relações Internacionais e o Administrativo-financeiro. Os debates prosseguiram no sábado, com os eixos Seguridade Social, Ética e Direitos Humanos, Fiscalização Profissional e Comunicação.

O conselheiro do CFESS, Maurilio Matos destacou alguns pontos entre as deliberações aprovadas no evento: “Lançamos o cartaz em defesa do estágio supervisionado em Serviço Social, apresentamos o cartaz da Campanha pela realização de concurso público, a brochura ampliada ‘Atribuições privativas do/a assistente social em questão’; aprovamos posicionamento contrário ao Plano Brasil sem Crack. Muitos são os desafios pela frente, porém em tempos de luta e resistência, estamos firmes, fortes, atentos e articulados entre nós”, completou.

SAM_1652

Além dos destaques mencionados pelo conselheiro Maurilio Matos, está a aprovação das Diretrizes para a Gestão do Trabalho no Conjunto CFESS-CRESS, em que se definiu a implementação da jornada de trabalho semanal de 30h sem redução salarial para os/as trabalhadores/as do Conjunto, a ser efetivada em um prazo de até dois anos.

Outro ponto importante foi a finalização da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. Também foi deliberado o tema das comemorações para o dia do/a assistente social 2013, que será “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”.

O conselheiro do CRESS/PR, Rafael Carmona, comentou outro destaque do Encontro: a aprovação do GT Nacional de Direito à Cidade, que segundo o conselheiro, “aprofundará a discussão da questão urbana e o serviço social no âmbito do  conjunto CFESS/CRESS “.

Para a presidenta do CRESS/PR, “participar deste encontro faz o/a assistente social ter orgulho de ser parte desta categoria, pois o que a gente presencia é fantástico”. Ela destaca a excelente organização do evento, a participação empolgada da categoria e o clima de luta, trabalho e confraternização. “Cada item das pautas foi debatido ponto a ponto. Ficou evidenciado o compromisso da categoria com nossos princípios e com a luta pela construção de uma nova sociedade, em que os cidadãos sejam livres e autônomos”, comenta Maria Izabel.

O relatório e as moções do 41º Encontro Nacional serão divulgados no site do CFESS e reproduzidas no site do CRESS/PR em breve.

* Com informações do site do CFESS

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.