Encontro delibera políticas para o conjunto CFESS/CRESS

Entre as deliberações está o tema do Dia do/a Assistente Social em 2013: “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”

Foto CFESS

A delegação do CRESS/PR participou de 6 a 9 de setembro do 41º Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, realizado em Palmas (TO).  O evento é o maior espaço deliberativo da categoria, reunindo os/as conselheiros/as e assistentes sociais de base eleitos/as nas assembleias regionais em todo o país, e definindo a agenda de ações para o Conjunto CFESS-CRESS realizar até 2013.

Para a presidenta do CRESS/PR, Maria Izabel S. Pires, a participação da delegação do Paraná foi excelente: ”Eu avalio que nossa delegação cumpriu seu papel pois foi amplamente representada pela diretoria e também pela base. Esta participação de profissionais da base é muito importante, pois são estes/as profissionais que percebem diariamente as demandas da categoria e suas contribuições são de extrema valia”.  Ela ressalta que as profissionais da base que representaram o CRESS/PR tiveram ótima participação no Encontro, discutindo e lutando pelas deliberações que favorecerão a categoria.

O Encontro teve início com a mesa de abertura, em que se destacou a importância do espaço para o fortalecimento e reafirmação do Projeto Ético-político profissional e para organização coletiva da categoria. A presidente do CFESS, Sâmya Rodrigues Ramos, fez um histórico do debate dos direitos humanos no Serviço Social, apontando que a luta por direitos não é fim, mas uma mediação estratégica para a defesa de uma outra sociabilidade, livre de todas as formas de exploração e de opressão humana.

No segundo dia entrou em debate “o trabalho profissional frente à crise do capital: desafios do Conjunto CFESS-CRESS”, em mesa redonda com a presença da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Yolanda Guerra e a conselheira do CFESS Esther Lemos. Ainda no dia 7, começou a análise e a votação das propostas de deliberações que nortearão a direção política das ações do Conjunto CFESS-CRESS no próximo ano. Os dois primeiros eixos foram o da Formação Profissional/Relações Internacionais e o Administrativo-financeiro. Os debates prosseguiram no sábado, com os eixos Seguridade Social, Ética e Direitos Humanos, Fiscalização Profissional e Comunicação.

O conselheiro do CFESS, Maurilio Matos destacou alguns pontos entre as deliberações aprovadas no evento: “Lançamos o cartaz em defesa do estágio supervisionado em Serviço Social, apresentamos o cartaz da Campanha pela realização de concurso público, a brochura ampliada ‘Atribuições privativas do/a assistente social em questão’; aprovamos posicionamento contrário ao Plano Brasil sem Crack. Muitos são os desafios pela frente, porém em tempos de luta e resistência, estamos firmes, fortes, atentos e articulados entre nós”, completou.

SAM_1652

Além dos destaques mencionados pelo conselheiro Maurilio Matos, está a aprovação das Diretrizes para a Gestão do Trabalho no Conjunto CFESS-CRESS, em que se definiu a implementação da jornada de trabalho semanal de 30h sem redução salarial para os/as trabalhadores/as do Conjunto, a ser efetivada em um prazo de até dois anos.

Outro ponto importante foi a finalização da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. Também foi deliberado o tema das comemorações para o dia do/a assistente social 2013, que será “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”.

O conselheiro do CRESS/PR, Rafael Carmona, comentou outro destaque do Encontro: a aprovação do GT Nacional de Direito à Cidade, que segundo o conselheiro, “aprofundará a discussão da questão urbana e o serviço social no âmbito do  conjunto CFESS/CRESS “.

Para a presidenta do CRESS/PR, “participar deste encontro faz o/a assistente social ter orgulho de ser parte desta categoria, pois o que a gente presencia é fantástico”. Ela destaca a excelente organização do evento, a participação empolgada da categoria e o clima de luta, trabalho e confraternização. “Cada item das pautas foi debatido ponto a ponto. Ficou evidenciado o compromisso da categoria com nossos princípios e com a luta pela construção de uma nova sociedade, em que os cidadãos sejam livres e autônomos”, comenta Maria Izabel.

O relatório e as moções do 41º Encontro Nacional serão divulgados no site do CFESS e reproduzidas no site do CRESS/PR em breve.

* Com informações do site do CFESS