Contra a privatização dos hospitais universitários

A UFPR já rejeitou a entrega do HC à Ebserh. No dia 12 e 13 de setembro o CNS vota pela transferência da administração dos hospitais universitários à empresa. Contribua mobilizando-se contra a privatização.

contra

Nesta semana, quarta e quinta-feira (12 e 13), o Conselho Nacional de Saúde realiza sua reunião mensal, tendo como tema principal a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a proposta de ser responsável por administrar os hospitais universitários das Instituições Federais de Ensino Superior.

Passar a administração para a Ebserh significa a privatização da administração dos Hospitais e o CRESS/PR se posiciona contra esta medida. Embora seja uma empresa estatal, a Ebserh vem com o conceito privado de administração.

A medida favoreceria a mercantilização do ensino, da pesquisa e da extensão que ocorrem nos hospitais universitários. A universidade perde autonomia para realizar no hospital-escola a formação dos seus estudantes. A instituição, que é pública, deixa de priorizar remédios e pesquisas socialmente relevantes, que sanariam os males que mais acometem a população. Passaria a ter privilégio remédios e pesquisas comercialmente relevantes, que geram mais lucros aos laboratórios.

O SUS é Universal e deve garantir qualidade e acesso a qualquer cidadão.  Já o privado utiliza o espaço público com lógica de mercado e atendendo visando lucro. O CRESS/PR defende que a saúde não é um negócio e deve ser garantida em cumprimento à Constituição Federal enquanto direito à vida.

A Reunião acontece em Brasília, porém o CRESS/PR convida a categoria a se manifestar contra a privatização diretamente ao Conselho Nacional de Saúde –  [email protected] e também assinando ao abaixo assinado do Fórum Popular de Saúde do Paraná:

Contra a EBSERH: assine o abaixo-assinado online! Clique Aqui

A UFPR já rejeitou, em 30 de agosto, a transferência da administração do HC para a Ebserh. O CRESS/PR divulgou em seu site que haveria a reunião do Conselho Universitário para definir sobre a aprovação ou não desta transferência.  E a pressão da comunidade deu resultado. O Conselho Universitário da UFPR aprovou resolução que rejeita entregar à Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – a administração do Hospital de Clínicas. Esse foi o primeiro Conselho Universitário do país que rechaçou a empresa.