Seminário do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores /as

1

Entre os dias 24 e 26 de agosto, aconteceu em Curitiba o “Seminário do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores/as”. O CRESS/PR esteve presente, representado pela conselheira suplente Renária Moura. O evento iniciou os trabalhos com o painel: “Direitos Humanos – População em Situação de Rua e Catadores de Materiais de Recicláveis”.

2O seminário reuniu lideranças do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Material Reciclável (MNCR), ambos representados por diversos estados brasileiro.  Além dos movimentos sociais, estiverem presentes gestores municipais e estaduais das áreas da Assistência Social e da Justiça;  parlamentar da Assembleia Legislativa; Ministério Público do PR; Pastoral Nacional do Povo da Rua; entidades  não governamentais de Foz do Iguaçu e Florianópolis; CREAS de São José (SC); entre outras entidades apoiadoras que integram o GT de Inclusão Social da População de Rua.

As coordenações e as bases de ambos os Movimentos de Pop Rua e Catadores, tiveram a oportunidade para falar sobre conquistas e desafios  no campo dos direitos humanos. No que se refere às conquistas, tanto o MNCR e MNPR, destacaram os marcos legais, pois respaldam e legitimam suas lutas.

Durante o seminário foi comemorada mais uma conquista para a população em situação de Curitiba, já que no dia 23/08/12, foi assinado o Decreto nº 1226/12 que institui o Comitê Municipal Intersetorial  de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua.