Saiba como foram o 3º Fórum das COFIs e o 2º Comunicasul

Em 26 de julho aconteceram no CRESS/PR dois eventos simultâneos, paralelos, reunindo representantes dos três estados da Região Sul: o Fórum das COFIs e o Comunicasul .

Fórum das COFIs (Comissões de Orientação e Fiscalização)

DSC_0833Durante o Fórum Regional das COFIs representantes das comissões de cada CRESS realizaram a exposição de seus principais desafios e formas de atuação frente a alguns temas recorrentes destas comissões. O debate sobre as resoluções CFESS 590 (que regulamenta o procedimento de aplicação de multas pelos CRESS, por descumprimento da lei 8662/93) e a 588 (que revoga o inciso do artigo 28 da Consolidação das Resoluções do CFESS nº 582/2010 reordenando tal disposição, para que passe a vigorar na forma da presente Resolução) renderam bastante trocas de experiências. “Existe bastante questionamento e dúvidas com relação à aplicação de multas, mas o fórum serviu para o alinhamento do entendimento dos instrumentos legais, esclarecendo que se aplicam em caso de exercício ilegal da profissão” explicou a Coordenadora da COFI do CRESS/PR, Joziane Ferreira de Cirilo “Estamos nos qualificando aqui em conjunto os procedimentos e a ação da fiscalização e assim a realização deste fórum fortalece a fiscalização. Neste encontro vemos que há muitas similaridades entre as demandas dos CRESS de cada estado, o que muda a atuação é o fato de lidar com diferentes realidades, mas as diretrizes são as mesmas”, comentaram a presidente da COFI, Sonia Almeida e a Agente Fiscal Neorides Bianchini, do CRESS/RS.

A pauta do Fórum incorporou também a discussão a respeito da formação profissional tendo em vista a relação com as Unidades de Formação Acadêmicas e o debate sobre o credenciamento dos campos de estágios e do estágio supervisionado.  O Fórum também proporcionou alinhar algumas estratégias para a efetivação das 30 horas.

Além do alinhamento dos debates, do Fórum das COFIS saíram também propostas do Paraná que foram levadas ao Encontro Descentralizado da Região Sul com vistas a serem apresentadas no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. “Estamos, em resposta às solicitações da categoria, levando o debate sobre a judicialização da implementação da lei das 30 horas, relevando as possíveis consequências desta judicialização”, comentou Joziane ao final do Fórum, exemplificando que outro debate destacado foi a proposta de implementação de um sistema eficaz de gestão para as demandas da fiscalização do exercício profissional.  O Próximo Fórum das COFIs acontece ainda novembro de 2012 para o planejamento de 2013.

Confira as fotos do Fórum das COFIs

Comunicasul

DSC_0823O CRESS/PR sediou também no dia 26 de julho o 2º Encontro Regional COMUNICASUL, reunindo representantes das comissões de comunicação e assessorias. Para expor o tema “A popularização das Redes Sociais e sua importância na comunicação com a sociedade e com os/as profissionais de Serviço Social”, o encontro contou com Daniel Keller Mittelbach – Secretário de Comunicação da CUT/PR. Segundo ele, o debate sobre as redes sociais já está posto para a sociedade e é importante que as entidades saibam qual é o seu papel hoje dentro destas redes, o que fazer, o que não fazer. ”A gente vê pessoas postando coisas, deixando se levar pelo modismo, mas na prática não sabendo direito como utilizar estas novas tecnologias como uma ferramenta útil parta o diálogo com sua base”, comentou.

Segundo Mittelbach, “uma coisa muito importante é a gente estar refletindo sobre a qualidade da informação que a gente posta, temos visto que as redes reproduzem muito rapidamente uma informação porém são informações corriqueiras, sem relevância. A gente precisa estabelecer uma comunicação efetiva e muita gente não consegue este efeito justamente por não ter cuidado com aquilo que se posta”.

O debate sobre o assunto rendeu participações dos representantes dos três estados, socializando experiências de como os CRESS têm utilizado estas redes. Os desafios também foram compartilhados: “Postamos eventos no Facebook em que muitos confirmam a participação, dando a impressão que o evento será lotado, mas a maior parte dos que confirmaram acabam não indo”, comentou a assessora de comunicação do CRESS/RS.

Após o debate cada comissão de comunicação apresentou as ferramentas e estratégias de comunicação que têm utilizado para manter um diálogo com a categoria e com a sociedade, podendo trocar ideias sobre o funcionamento dos sites de cada CRESS, materiais impressos, materiais informativos e estratégias de comunicação. O Encontro finalizou com a revisão das propostas a serem apresentadas no Encontro Decentralizado, com vistas a serem levadas ao Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

Confira aqui as fotos do Comunicasul