Região Sul realizou seu Encontro Descentralizado

O debate sobre os desafios do conjunto CFESS-CRESS frente à crise do Capital abriu o encontro, que na sequencia  contou com uma série de debates para a deliberação de pautas par o Encontro Nacional do Conjunto

Nos dias 27 e 28 de julho o CRESS/PR sediou o Encontro Descentralizado da Região Sul, encontro em que são debatidas e deliberadas as pautas de cada Região que irão para o Encontro Nacional CFESS/CRESS, que em 2012 será entre 6 e 09 de Setembro, em Palmas /TO.

Participaram do Encontro os/as delegados/as representantes de base e da diretoria,  eleitos/as nas Assembleias Gerais Ordinárias dos CRESS de cada estado com a participação, ainda, de observadores/as e convidados/as da gestão, referendados nesses espaços.

Abertura

DSC_0943A parte inicial do encontro contou com palestras seguidas de debate sobre o “Trabalho Profissional frente à crise do capital: desafios do conjunto CFESS/CRESS”.  Lafaiete Santos Neves, doutor em desenvolvimento econômico, iniciou as falas, trazendo um panorama social sobre os reflexos da crise capitalista mundial, apontando já no início de sua fala que a crise atual tem proporção bem maior que a crise de 29: “trata-se de uma crise de acumulação capitalista”. Dr Lafaiete explicou como o processo de especulação foi criando esta crise, quando citando Marx ao contextualizar que a valorização do dinheiro, a mais valia, só deveria vir por meio dos processos de produção. Ele falou também sobre as falsas saídas da crise, como o endividamento dos países a partir da compra de títulos de bancos, gerando um juros cada vez mais alto a ser pago. “Estudos mostram que no Brasil 47% do orçamento público é destinado a pagar juros, e este recurso acaba sendo subtraído das políticas sociais”.

DSC_0953Sob o aspecto dos desafios da categoria de assistentes sociais, a segunda palestrante, assistente social, mestre, Jucimeri Isolda Silveira, contextualizou a crise. “Para analisarmos a crise e os impactos na profissão temos que caminhar numa perspectiva sócio-histórica e abandonar as tendências e o senso comum”, comentou a palestrante. Ela explicou que o desafio atual é buscar a construção coletiva das estratégias de atuação frente aos limites do sistema e ainda lidar com as próprias contradições da categoria: “Temos que aliar a defesa de nossas prerrogativas, que são contra a visão corporativista, com a necessidade de sermos em certo modo corporativistas na defesa das atribuições e funções de nosso modo de trabalho”. Jucimeri ressaltou a importância do Serviço Social contar com um projeto ético e político, que porém é atacado pela conjuntura atual, sendo que todas as políticas sociais interferem na Profissão dos/as assistentes sociais.

DSC_0955A terceira fala do período da manhã do dia 27 de julho ficou por conta da conselheira do CFESS, doutora, Esther Luiza Lemos. Ela apresentou uma contextualização do histórico da profissão lembrando que em 2012 se comemoram 50 anos da criação dos Conselhos de Fiscalização das Profissões no Brasil e apontando que “estamos vivendo um modelo de desregulamentação das profissões, pela influência do Estado”.  Esther lembrou da importância da estrutura democrática do Conjunto CFESS-CRESS como estratégia para fortalecer a profissão. “Temos, por exemplo, a política de tomar decisões a partir dos encontros descentralizados e reunindo representantes do todo o país em encontro nacional, e isso é algo específico de nossa profissão”.  Entre os desafios e estratégias do conjunto, a conselheira citou como fundamental a articulação com as lutas sociais mais amplas, como mediação da intervenção profissional que se vincula à construção de um projeto de emancipação humana. “Estamos aqui hoje para estabelecer as estratégias que vão nos mover a um processo de emancipação humana, que é o objetivo principal de nossa categoria”, finalizou a palestrante.

Lançamento de Livro

As atividades do período da manhã do dia 27 de julho foram finalizadas com o lançamento do livro “Desenvolvimento e Dependência – Atualidade do Pensamento de Ruy Mauro Marini”, organizado pelo Dr. Lafaiete Santos Neves, que pode ser adquirido pela Editora CRV e também está disponível em todas as bibliotecas das universidades públicas do Brasil.

Deliberação de propostas

DSC_0997Nos dois dias do Encontro Descentralizado foram debatidas as propostas que a Região Sul levará ao encontro nacional do Conjunto CFESS-CRESS que acontece em Palmas/TO entre 6 e 09 de Setembro deste ano.  Foram debatidas e deliberadas propostas nos eixos de Seguridade Social; Fiscalização; Relações Internacionais; Administrativo – Financeiro; Formação Profissional;  Ética e Direitos Humanos e Comunicação.

Em cada eixo as propostas foram apresentadas ponto a ponto para ter seu texto aprovado. Todos os eixos tiveram pontos de debate para a definição e consenso das propostas. Por exemplo, dentro do eixo de Seguridade Social a coordenadora técnica e membro da comissão de políticas sociais do CRESS/SC, Maria Dolores Thiesen, comentou que considerou fundamental a possibilidade de discutir este eixo dentro da política ampliada de seguridade, indo além do eixo Saúde/Previdência/Assistência, bem como considerou relevante a questão de levantar propostas referentes aos trabalhadores do SUAS. “Vejo que as realidades dos três estados estão muito próximas e isso faz com que o debate leve em conta as mesmas demandas, o que considero um ponto positivo no encontro deste ano”, comenta Maria Dolores.

A opinião sobre o nível do debate é complementada pela conselheira do CFESS Esther Luiz Lemos, que após a fala no primeiro dia continuou a participar do encontro. “Estamos no primeiro ano desta gestão no CFESS e vejo que a gente avançou muito na confluência das proposições. O debate está maduro em termos políticos, com ótima participação não apenas da diretoria mas também de profissionais da base que mostram excelente postura de liderança”, comentou Esther.

Para quem participou pela primeira vez, como Silvana Ap. de Oliveira, de Pato Branco, estar neste processo democrático foi considerada uma das melhores formas de entender todas as questões de maior importância que são debatidas atualmente no Conjunto CFESS-CRESS. “A gente percebe melhor as lutas e bandeiras e ampliamos a nossa visão sobre o conjunto”, comentou a assistente social.

DSC_1129Mesmo com a profundidade de alguns debates, que foram mais acirrados, destacou-se no encontro a busca pelo consenso, para levar propostas consistentes da região para o encontro nacional, como comentou Grayce Gonçalves, conselheira do CRESS/RS. Para ela, um dos principais fatores para que houvesse este consenso foram os fóruns de discussão e encontros preparatórios prévios ao Descentralizado, possibilitando que as propostas já chegassem ao encontro em uma etapa avançada.

Neste sentido, a conselheira Neiva Silva do CRESS/PR pontua também: “Felizmente pelo ganho do conjunto as propostas dos três estados eram similares e conseguimos chegar em  um consenso quanto aos termos. Isto é importante pois vamos para o encontro nacional com a região sul fortalecida, para que consigamos defender nossa posição e contribuir para fortalecer a categoria como um todo”.

A avaliação geral do encontro verbalizada por alguns participantes em seu término denotou que embora o Encontro foi intenso em trabalho, discussões e reflexões contou com um ambiente de alegria, aconchegante e de determinação favorecendo a construção de propostas coletivas e de unidade, as quais serão apresentadas e defendidas no âmbito nacional por seus delegados.

Confira fotos do Encontro Descentralizado da Região Sul