Confira como foi o Curso Ética em Movimento em Curitiba

DSC_0763

De 30 de junho a 21 de julho cerca de 40 assistentes sociais participaram, durante quatro sábados, do Curso Ética em Movimento em Curitiba. Com a mediação da Assistente Social Emanuelle Pereira o curso tratou dos módulos: “Ética e Sociedade”, “Ética e Práxis Profissional”, “Ética e Direitos Humanos” e “Ética e Instrumentos Processuais”.

“Fiquei muito satisfeita com a experiência de multiplicar este curso, pois o grupo participou bastante e mostrou um comprometimento com a ética na atuação profissional. Elas trouxeram várias demandas de situações práticas ocorridas em alguns ambientes de trabalho e esta troca de experiências foi bem enriquecedora para o grupo”, comentou Emanuelle no último sábado do curso.

DSC_0753A troca de experiências foi apontada por diversas participantes como um dos principais benefícios do Curso. “A gente compreende melhor nossos próprios desafios a partir de situações expostas por outras participantes”, argumentou a assistente social Sirlei Ap. de Freitas que atua em um CRAS de Campo Largo, complementado: “Temos nosso Código de Ética da profissão, mas discutir com outros profissionais os nossos desafios é enriquecedor e é uma forma de nos atualizarmos”. Sirlei é uma das assistentes sociais que afirma que procura participar de todos os eventos que o CRESS/PR realiza, pois assim se mantém atualizada.

A assistente social Ivana Ap. Moreira que atua na UTFPR concorda com a opinião de Sirlei, afirmando: “a categoria tem que valorizar os cursos gratuitos que são ofertados , pois eles são espaços privilegiados para nossa atualização e formação”. Segundo ela,o Curso Ética em Movimento permitiu rever os princípios que estão no Código de Ética e ainda ter uma vivência que somente neste tipo de espaço se consegue ter. “Achei muito interessante ter participado da Marcha das Vadias no mesmo dia em que debatíamos os Direitos Humanos, pois vimos na teoria do curso de que temos que atuar nos movimentos sociais e no mesmo dia pudemos exercitar esta participação apoiando a causa do fim da violência contra a mulher”.

O Ética em Movimento foi criado pelo Conjunto CFESS/CRESS há doze anos e tem o objetivo de promover ações contínuas de aprendizado e reflexão sobre a atuação ética dos/as profissionais do Serviço Social. O curso procura tornar usual o Código de Ética Profissional do Assistente Social. Para poder ministrar o curso a assistente social Emanuelle Pereira participou em 2011 do curso de multiplicadores realizado em Brasília pelo CFESS.

Sobre o curso realizado em Curitiba, Emanuelle avalia: “além de conseguirmos debater a ética, considero muito importante que através do curso pudemos aproximar as participantes às lutas do conjunto CFESS-CRESS”.

Clique aqui para ver mais fotos do evento