Sábado, dia 14, tem Marcha das Vadias em Curitiba

No próximo sábado, dia 14 de julho, acontece em Curitiba, a Marcha das Vadias. O movimento iniciou em 2011 no Canadá e já é conhecido mundialmente por lutar pelo fim da violência de gênero, principalmente, a violência sexual, o estupro. É a 2ª vez que acontece esta manifestação na capital.

Dados apontam que entre 1980 e 2010 foram assassinadas 91 mil mulheres no Brasil, sendo 43,5 mil só na última década. Uma em cada 5 mulheres diz já ter sofrido de algum tipo de violência por parte do homem, sendo o marido ou namorado responsável por mais de 80% dos casos reportados. Porém o medo continua sendo a principal razão para evitar a denúncia dos agressores.O Paraná ocupa o 3º lugar entre os estados em que mais existem casos de violência contra a mulher.

O nome da marcha é referente a um acontecimento no Canadá, quando um policial falou “que as mulheres são estupradas por que se vestem como uma vadia” o que instigou a organização de protestos locais se espalhando pelo mundo. Justamente por isto, durante a marcha mulheres utilizam roupas sensuais, mostram os peitos afirmando que ela é dona do seu corpo e nenhum homem tem o direito de cometer violências físicas pelo seu jeito de se vestir.

O conjunto CFESS/CRESS tem avançado no debate de gênero, no campo dos direitos humanos e tem se somado a todas as lutas por emancipação, tanto das mulheres, na defesa dos seus direitos, da autonomia sobre o seu próprio corpo, direitos sexuais e reprodutivos, bem como, da classe trabalhadora em geral. Entende-se que precisamos avançar também no debate das questões mais amplas que mantém e reproduzem o capitalismo, lutando e combatendo o patriarcalismo, o machismo estrutural.

Os movimento sociais de luta feminista e das mulheres, assim como o movimento LGBT e demais movimentos emancipacionistas, que almejam uma nova ordem societária, tem no CRESS um parceiro e um aliado.

Por isso, convidamos tod@s Assistentes Sociais para comparecem na Marcha das Vadias, engrossando o movimento e contribuindo para a alteração das relações sociais.

A Marcha começará as 11hrs, no dia 14/07 com concentração a partir das 10h no Passeio Público

CARTAZ-BLOG (1)

Leia Mais:

CPMI comprova falta de políticas para mulheres no Paraná