Conselheiros/as da Sociedade Civil tomaram posse no CEAS

O CRESS/PR estará representando no do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) do Paraná próximos dois anos por cinco Assistentes Sociais

DSC_0493

Durante os dias 05 e 06 de julho aconteceu a Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) do Paraná, no Palácio das Araucárias. Na manhã da quinta feira, dia 5, foi realizada a solenidade de posse dos/as novos/as representantes da Sociedade Civil no conselho. Os/as integrantes exercerão suas funções pelo período de dois anos neste espaço deliberativo, juntamente com representantes do governo, de forma paritária. Cinco mulheres de diferentes regionais do Paraná estarão representando o CRESS/PR neste espaço.

O CEAS é um conselho que conta com a participação de 15 pessoas da sociedade civil e 15 do governo. Dentre as funções dos/as representantes está a aprovação e acompanhamento da Política Estadual de Assistência Social, bem como avaliar e fiscalizar os serviços de assistência prestados pelos órgãos governamentais e não governamentais do Estado. Também tem a atribuição de avaliar as condições de acesso da população aos serviços de assistência e propor políticas que visem à promoção, proteção e defesa dos usuários do Sistema  de Assistência no Paraná.

A Assistente Social e conselheira suplente do CEAS, Neiva Silvana Hack, ressaltou a importância destes espaços. “O conselho é um ambiente privilegiado de controle social, priorizado por lei e pela própria política da assistência. É importante o envolvimento de ambas as partes (sociedade e governo), sendo que a sociedade civil precisa realmente reforçar e politizar a sua representação, para conseguir contribuir com melhores políticas públicas“ comentou Neiva. A Assistente Social ressaltou ainda a expectativa da próxima gestão conseguir mudar o regimento interno e rever a forma de nomeação dos atores que estão empossados neste conselho.

O CRESS/PR estará representado dentro do conselho com as Assistentes Sociais: Gislaine Aparecida da Silva, da região de Cianorte e Umuarama, participando da Comissão de Políticas Social; Adriana Cristina de Lima da regional de União da Vitória e membro da Comissão de Articulação e Mobilização; Atayze Maroneze de Ponta Grossa ocupando a Comissão de Articulação e Mobilização e Parlamentar; Flávia Leite da Silva Souza, de Cornélio Procópio que participará da Comissão de Financiamento; e Caroline M. Warling de  Melo , da região de Paranavaí.

DSC_0474

Para Flávia Leite “ingressar neste conselho é importante, porque abre um conjunto de possibilidades para a democratização das políticas de Assistência, e vamos lutar para que elas vão ao encontro da emancipação dos usuários”. Gislaine Aparecida comentou que como integrante da Sociedade Civil tem a expectativa de poder melhorar a atuação do conselho: “esperamos que nós enquanto representantes da sociedade civil e representantes da categoria, junto ao Conselho Regional de Serviço Social do Paraná possamos colaborar e fiscalizar as ações relacionadas à política de assistência aqui no Estado do Paraná, que precisa ser reformulada em algumas questões” comentou Gislaine.

Os novos representantes já iniciaram os trabalhos após a cerimônia de posse na parte da manhã, permanecendo reunidos entre os dias 5 e 6 para discutirem ações do CEAS.

Clique aqui para ver mais fotos do evento