Relatório do PNE é aprovado com investimento de 8% do PIB, com possibilidade de chegar a 10%

Considerando a educação um direito fundamental e humano que possibilita uma ampliação da consciência social comprometida com as transformações sociais em prol de uma sociedade justa e igualitária, o  CRESS/PR vem acompanhando e apoiando a luta pelo investimento de 10% do PIB na Educação.

No dia 13 de junho foi aprovado na Câmara dos Deputados o texto principal do Plano Nacional da Educação (PL 8035/10). Às vésperas da sessão (12), o relator Angelo Vanhoni (PT-PR) realizou duas alterações na meta 20 do parecer, que trata da execução das metas do Plano. Uma delas é a definição de que o investimento público na Educação será de 8% do Produto Interno Bruto (PIB), de forma direta. A segunda mudança prevê o investimento de 50% dos recursos provenientes dos royalties do Pré-sal no setor, garantindo que, desta forma, ao final de dez anos sejam investidos pelo menos 10% do PIB na área.

Apesar dos 10% finalmente terem sido incorporados ao texto do relatório principal do PNE, os deputados que reivindicavam a aplicação direta desse percentual não ficaram satisfeitos. Segundo eles, os recursos advindos do Pré-Sal ainda não estão garantidos e não se sabe qual é o seu montante.

Uma alternativa seria aprovar destaque ao parecer original mudando o investimento de 8% para 10%, de forma direta. A análise dos destaques ficou agendada para o dia 26 de junho.

Posicionamento do CRESS/PR: A constituição prevê que todo/a cidadão tem direito a educação, mas não fala da qualidade do produto nas escolas públicas e para nós, assistentes sociais, esta qualidade relaciona-se diretamente às condições de trabalho, formação e capacitação continuada dos/as educadores/as, salários, etc. Porém o quadro social que se apresenta, no contexto do capitalismo, estabelece a mercantilização da vida de modo em geral, inclusive do aparato institucional da educação e promove, cada vez mais a alienação e o consumismo, sem possibilitar melhoria da vida da população.

Temas referentes à Educação tem retornado ao cenário público com mais força do que antes, ligados à Cidadania, pois é também no espaço da escola que se aprende a pensar. Pela relevância e importância da educação como política pública é que defendemos um financiamento justo para sua melhor execução. O investimento aprovado é de 8%, mas as negociações ainda não terminaram, e a questão ainda será debatida no dia 26/06/2012.

O CRESS/PR mantém seu posicionamento de defesa e apoia o investimento direto de 10% do PIB Nacional na Educação.

*com informações do CNTE


Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.