Estudantes debatem machismo nas escolas e universidades

mesa _UPE- 2No último final de semana aconteceu o 1º Encontro de Mulheres Estudantes da UPE (União Paranaense dos Estudantes) e da UBES (União Brasileira dos Estudantes). O encontro partiu da necessidade do aprofundamento das discussões a respeito do machismo em nossa sociedade e principalmente, das suas consequências dentro das escolas e universidades. O evento aconteceu entre os dias 2 e 3 de junho, no campus da UTFPR, Curitiba

A Secretária Geral da UPE e uma das organizadoras do encontro, Tainá Reis, ressaltou a importância da inserção do debate feminista junto à educação. “Nós vivemos em uma sociedade que ainda não conseguiu a equidade entre os gêneros e isto se reflete nas escolas e universidades. Percebemos que estes espaços educacionais só fomentam o preconceito que vem de casa. É muito importante a gente buscar rumos para uma educação não sexista.”

O encontro foi elaborado pelo coletivo de mulheres da UPE e todas as mesas foram somente compostas por mulheres. Homens também puderam acompanhar as discussões para melhor compreenderem a realidade do machismo, respeitando assim a mulher e compreendendo seus espaços de empoderamento, além de introduzir a pauta do feminismo no seu dia a dia.

“É um momento importante para os/as estudantes se apropriarem do debate do feminismo e lutar contra a opressão, sofrida pela mulheres,  gays, lésbicas, em nossa sociedade. Este debate vai gerar muitos frutos para a educação e para esta pauta do feminismo” ressaltou Rafael Bogoni, presidente da UPE.

Na parte da manhã do dia 01/06  as discussões iniciaram tratando da conjuntura, abordando aspectos históricos e atuais da mulher na sociedade, com foco em “Mulher e espaços de Poder” e “Políticas Públicas para as Mulheres”, temas abordados pela Professora Vereadora Josete e pela Conselheira do CRESS Daraci Rosa dos Santos, ambas militantes feministas da Marcha Mundial das Mulheres. Logos após, a segunda mesa de debates tratou das concepções de feminismo, tema que foi abordado pela conselheira do CRESS, Elza Maria Campos, membro da UBM.

mesa - UPE

Pela tarde os debates se iniciaram com a discussão sobre os direitos sexuais e reprodutivos, cuja debatedora foi Amanda Jaqueline, também militante feminista, tendo depois uma mesa de formação política sobre gênero. Após isto foram organizados grupos trabalhos que trataram de temáticas a respeito da mulher na mídia, LGBT, saúde da mulher, formação política e mulher e mercado de trabalho.

No domingo pela manhã a mesa o tema foi “Por uma educação não sexista”, que foi abordado pela presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes,  em parceria com a professora Josete, sendo uma das principais e mais extensas discussões do evento. Pela tarde foi realizada uma plenária final, na qual emitiu-se a carta do encontro, tendo também um avaliação do encontro.

Durante os dois dias do encontro as mesas foram compostas por mulheres que se organizam em coletivos feministas, movimentos sociais e que ocupam espaço nas esferas públicas de representatividade.