Paraná terá Centro de Defesa da População em Situação de Rua

O anúncio foi feito durante audiência pública pela Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

audiência pública 003.

O Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) foi recebido por autoridades e sociedade civil, no dia 8 de maio, através de audiência pública. Foi debatido e cobrado mais políticas públicas e menos violência aos moradores em situação de rua. As conselheiras Renária Moura, Vera Armstrong e Neiva Silva estiveram presentes representando o CRESS/PR.

Cerca de 100 pessoas participaram da audiência que foi presidida pelo deputado Tadeu Veneri. O evento contou com a presença de Leonildo Monteiro representando o MNPR, Welington Pantaleão da Secretária Nacional de Direitos Humanos, Telma Maranho pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome(MDS), Fábio Lourenço representando o Ministério Público do Paraná entre outras autoridades.

Durante o evento Leonildo entregou às autoridades presentes o documento elaborado pelo Grupo de Trabalho de Inclusão Social. Este documento traz denúncias e violações de direitos humanos e sociais contra a esta população e proposições para proteção, garantia e ampliação de direitos. Neste documento foi reivindicado o direito a saúde, moradia adequada/acesso a cidade e segurança pública.

A Secretária da Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Maria Teresa Uille, anunciou durante o evento a criação do Centro Estadual de Defesa da População de Rua e Catadores/as. “Foi uma conquista inédita a criação deste Centro Estadual” afirmou Leonildo, representante do MNPR.

Foi anunciado também pela representante do MDS que com a expansão dos serviços de assistência social voltado à população de rua, o Estado do Paraná contará com um volume significativo de recursos para atender à esta população, cabendo aos municípios fazer a adesão.

“A população em situação de rua viveu um momento histórico, ao conseguir ser ouvida tanto pelo poder público, quanto pela sociedade civil e desta vez com encaminhamentos efetivos”, afirmou a conselheira Renária.

Conselheiras do CRESS/PR participaram da audiência
Conselheiras do CRESS/PR participaram da audiência