Saiba como foi a reunião descentralizada e ampliada do CNAS

Em abril – nos dias 17,18 e 19 – aconteceu em Manaus-AM a reunião descentralizada e ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social. O evento teve por objetivo debater assuntos de grande relevância atualmente vivenciados pela Política de Assistência Social. Os três dias de discussões tiveram quatro importantes eixos: Financiamento Obrigatório; Retrato do Controle Social obrigatório no Brasil; Consolidar o SUAS, valorizando o/as trabalhadores/as e Rede socioassistencial. Representando o CRESS/PR esteve presente a conselheira Neiva Luz dos Santos Silva.

DSCN0113.

No eixo de Financiamento Obrigatório discutiu-se a respeito do financiamento público da assistência social como reflexo da seguridade social brasileira, o seu marco regulatório e sua obrigatoriedade e repercussão nos instrumentos de gestão financeira e orçamentária do SUAS. No eixo “Retrato do controle social no Brasil: CENSO SUAS 2011” foi apresentada uma análise preliminar do retrato da implantação do SUAS no Brasil com foco no controle social. No eixo “Consolidar o SUAS, valorizando os/as trabalhadores/as Construindo Estratégias para o debate do nível médio”, apontaram-se estratégias para o reconhecimento das funções de nível médio do SUAS a partir da experiência acumulada pelo CNAS no debate do nível superior.

Em outro eixo de discussão foi tratado do assunto a respeito da rede socioassistencial, quanto a integralidade do SUAS por meio da articulação e oferta de serviços por equipamentos estatais e não estatais.

“Gostei muito de ter participado deste evento, pois pude obter informações atualizadas sobre as ações que o Ministério do Desenvolvimento Social e o CNAS estão pensando e planejando. Estas ações estão voltadas aos trabalhadores/as do SUAS e serão implantadas em breve, como por exemplo a Politica Nacional de Capacitação e o Programa Capacita SUAS e mais especificamente o debate sobre o trabalhador de nível médio. Todas estas ações foram muito debatidas e deliberadas nas conferências municipais, estaduais e nacional de assistência social”, completou a conselheira Neiva.

Confira as resoluções aprovadas na reunião

Conselheira Neiva durante reunião