CRESS/PR participa da Plenária Nacional dos Trabalhadores do SUAS

DSCN0069

No dia 13 de abril o CRESS/PR esteve presente na Plenária Nacional dos Trabalhadores do SUAS que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Representando o Conselho esteve a conselheira Neiva luz dos Santos Silva. Também participaram trabalhadores do SUAS de todo o país,  debatendo sobre a carta de princípios e a aprovação do regimento interno do Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS). Pelo Paraná estiveram presentes ainda as assistentes sociais Rosângela Aldrean de Londrina, Marilena Silva e Vera Armstrong de Curitiba.

Os estados presentes na plenária que já estão com seus fóruns  constituídos apresentaram a “linha do tempo” de cada processo até constituir os fóruns. Atualmente são 13 os estados com fóruns constituídos –FETSUAS, entre eles o Paraná.

A Coordenação do FNTSUAS informou que atualmente existem 15 entidades nacionais e 18 FETSUAS formalmente vinculadas ao Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS, os quais tem 90 dias a contar da realização da plenária para informar a coordenação executiva quem serão seus representantes titulares e suplentes junto ao Fórum Nacional.

Na Plenária foi eleita a nova coordenação nacional do FNTSUAS que terá mandato de 01 ano. Foram eleitas 13 entidades nacionais e 13 FETSUAS, à saber: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais; Paraná, Piaui, Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa  Catarina e São Paulo.

No dia 14 de abril no período da manhã ocorreu a Oficina Metodológica sobre Mesa de Negociações e Negociação Coletiva, para os dirigentes/ representantes de Entidades e Fóruns de Trabalhadores/as inscritos, participantes da Plenária Nacional. A Oficina foi mediada pelo  Prof. Dr. Helder Molina, Historiador, Especialista em História do Brasil e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

A conselheira Neiva destacou a capacidade de organização dos/as trabalhadores/as. “O momento é de unir esforços para garantir direitos de trabalhadores/as do Sistema Único da Assistência Social” afirmou Neiva. Por isso chama a atenção para a necessidade urgente dos municípios começarem a constituir os seus fóruns.

“Conforme disse o Prof. Helder Molina, os trabalhadores devem mesmo querer o poder, pois só através do poder se faz valer os direitos. E só se tem poder com organização.”

Texto elaborado com informações da conselheira: Neiva Luz dos Santos Silva 15/04/12

DSCN0102