População de Rua terá primeiro Congresso Nacional

Populaçãod e rua

Representantes da população em situação de rua de todos os Estados do país estarão reunidos entre os dias 19 e 21 em Salvador, realizando o primeiro congresso nacional da categoria. O encontro terá o tema “Protagonizando histórias e garantindo direitos”. A conselheira do CRESS/PR Renária Moura participará do evento.
O objetivo do congresso é formular propostas para que o Estado realize um conjunto de ações, baseado na Política Nacional de Inclusão Social da População em Situação de Rua, que foi instituída pelo Decreto Nº7.053 de 23 de dezembro de 2009.

Para a população de rua nunca houve de fato políticas públicas. Sempre foi baseado em assistencialismo e poucos aspectos da realidade. Renária acredita na articulação dos grupos sociais para o alcance de seus direitos. “É só por meio da organização política, que grupos vulneráveis, conseguirá voz para expressar e externalizar suas necessidades e anseios”, afirma a conselheira.

O Movimento Nacional da População de Rua luta por direitos humanos e sociais, com a promoção de políticas públicas passando por vários setores. No Paraná, por exemplo, o movimento tem focado em políticas para habitação, saúde, trabalho/emprego, segurança alimentar e segurança pública.

O conjunto CFESS-CRESS tem apoiado e defendido o processo político e organizativo do grupo. “Temos procurado também defender propostas, nos espaços políticos de controle social, como é o caso dos conselhos de direitos, defendendo os interesses e necessidades dessa população. A inserção e articulação dos/as assistentes sociais nos movimentos sociais, é antes de tudo, um compromisso ético politico dessa categoria” comenta Renária.

Serviço:

Congresso Nacional da População em Situação de Rua
Data: 19 a 21 de março de 2012

Local: Centro de Treinamento de Líderes (Itapuã – BA)

Contato: Coordenação Bahia do Movimento Nacional da População de Rua

Tel.: (71) 3266 0034

E-mail: [email protected]