Mulheres na rua por Justiça Social e Ambiental!

Foto: Lizely Borges

No última dia 8 reuniram-se mais de duas mil pessoas em Curitiba, para a Marcha da Mulheres do Campo e da Cidade com o tema: “Por Justiça Social e Ambiental”. A manifestação teve início as 9h na praça Santos Andrade e terminou as 12h na boca maldita. Estiveram presentes cerca de 20 organizações estaduais, movimentos sociais, sindicatos e entidades estudantis. O ato foi promovido pelas mulheres da Via Campesina. Representando o CRESS/PR estavam as conselheiras Neiva Silva e Adriana Matias.

O ato fez parte do dia internacional das mulheres, que busca discutir o papel do gênero na sociedade, lutando por melhores condições de vida e de trabalho e no combate ao machismo. Além disto as manifestantes protestaram contra o agronegócio, contra a violência do capital, contra o novo código florestal e a economia verde que será defendida pela corporações no Rio+20.

Adriana Matias ressalta que cabe ao assistente social “lutar na defesa intransigente  dos direitos da mulher”. Uma das pautas defendida no ato é a criação da Secretaria Estadual da Mulher, por isto Adriana pede que “a categoria esteja atenta, para ajudar a fortalecer a luta e ajudar no empoderamento do gênero”.

No período da tarde, representantes da APP-Sindicato se reuniram com o diretor geral da Secretaria de Estado e Educação (Seed), Jorge Wekerlin, para entregar pautas dos movimentos sociais e feministas. Que buscam meios de levar para as escolas as discussões de gênero e promover políticas educacionais que garantam a igualdade entre mulheres e homens.

Cerca de cem mulheres do MST participaram de uma audiência também na Seed. As demandas principais do documento foram por mais investimentos e apoio na educação no campo, construção de 25 escolas, educação especial para jovens e adultos e a melhoria das merendas e dos pagamentos de professores.

No período da noite foi organizado pelo Centro Acadêmico de Sociologia e Serviço Social na PUCPR, um debate sobre as questões da mulher. Na mesa do debate esteve presente Daraci Rosa dos Santos, que é conselheira do CRESS e integrante da Marcha Mundial das Mulheres.