CRESS-PR convida a todos/as para participarem da programação em Curitiba do próximo dia 8
O dia 8 de março é marcado pelo dia internacional da mulher. Neste dia, movimentos sociais promoverão atividades em Curitiba, com o objetivo de mostrar que esta data não serve apenas para ganhar flores e sim para debater questões do gênero. O dia começará com ato público, se estendendo com diversas ações até o final da noite.
Esta data foi criada para discutir o papel da mulher na sociedade, estando associada à luta por melhores condições de vida e de trabalho, visando a um dia acabar com o machismo, preconceito e a desvalorização da mulher. Ainda hoje o gênero sofre com diversas formas de violências, baixa valorização salarial, dupla jornada realizando seu trabalho normal e doméstico, além da mercantilização do corpo feminino.
Por isto organizações sociais feministas e de defesa dos direitos humanos elaboram atividades para o dia.
Programação em Curitiba:
Está programada para às 9hrs a concentração na praça Santos Andrade, com o ensaio da Batucada Feminista. No mesmo local às 10h30 acontece o primeiro ato com os temas: Educação, Cultura e Diversidade, Trabalho das Mulheres, poder dos homens e Previdência.
Já às 11h15 ocorrerá o segundo ato com a temática: Saúde e direitos sexuais reprodutivos, Mercantilização do Corpo das Mulheres e Violência.
A terceira parte do ato é às 12h30: Por Soberania Alimentar, Contra o Uso dos Agrotóxicos, Justiça Ambiental e As Mulheres e os Megaeventos.
No período da tarde os movimentos sociais entregarão documentos com todas as pautas de reivindicações ao Governo Estadual e ao Ministério Público. As pautas por temas serão entregues nas respectivas secretarias e órgãos.
Debate com ativistas do movimento feminista:
À noite o Centro Acadêmico de Serviço Social da PUCPR, organizará um debate sobre questões de mulher, com mulheres de movimentos feministas. Estará presente no bate papo, a conselheira do CRESS/PR, Daraci Rosa dos Santos. O evento começará as 19hrs no auditório Thomas Morus, no bloco amarelo da PUCPR. Haverá fala também de representantes feministas da Marcha das Vadias, Grupo Liberdade/ Direitos Humanos da Mulher Prostituída e Coletivo de Mulheres Ana Montenegro.
Entidades que participam da organização do ato público (período da manhã):
APP-Sindicato
Centrais Sindicais
Candaces
Federação das Mulheres do Paraná
Liga Brasileira de Lésbicas
Mulheres Indígenas
Movimento Estudantil
Marcha Mundial das Mulheres
Marcha das Vadias
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
Movimento Ambientalista
Rede de Mulheres Negras
Rede Feminista de Saúde
SISMUC
Tribunal Popular de Curitiba