Dia das mulheres é dia de luta!

CRESS-PR convida a todos/as para participarem da programação em Curitiba do próximo dia 8

O dia 8 de março é marcado pelo dia internacional da mulher. Neste dia, movimentos sociais promoverão atividades em Curitiba, com o objetivo de mostrar que esta data não serve apenas para ganhar flores e sim para debater questões do gênero. O dia começará com ato público, se estendendo com diversas ações até o final da noite.

Esta data foi criada para discutir o papel da mulher na sociedade, estando associada à luta por melhores condições de vida e de trabalho, visando a um dia acabar com o machismo, preconceito e a desvalorização da mulher. Ainda hoje o gênero sofre com diversas formas de violências, baixa valorização salarial,  dupla jornada realizando seu trabalho normal e doméstico, além da mercantilização do corpo feminino.

Por isto organizações sociais feministas e de defesa dos direitos humanos elaboram atividades para o dia.

Programação em Curitiba:

Está programada para às 9hrs a concentração na praça Santos Andrade, com o ensaio da Batucada Feminista. No mesmo local às 10h30 acontece o primeiro ato com os temas: Educação, Cultura e Diversidade,  Trabalho das Mulheres, poder dos homens e Previdência.

Já às 11h15 ocorrerá o segundo ato com a temática: Saúde e direitos sexuais reprodutivos, Mercantilização do Corpo das Mulheres e Violência.

A terceira parte do ato é às 12h30: Por Soberania Alimentar, Contra o Uso dos Agrotóxicos, Justiça Ambiental e As Mulheres e os Megaeventos.

No período da tarde os movimentos sociais entregarão documentos com todas as pautas de reivindicações ao Governo Estadual e ao Ministério Público. As pautas por temas serão entregues nas respectivas secretarias e órgãos.

Debate com ativistas do movimento feminista:mulher

À noite o Centro Acadêmico de Serviço Social da PUCPR, organizará um debate sobre questões de mulher, com mulheres de movimentos feministas. Estará presente no bate papo, a conselheira do CRESS/PR, Daraci Rosa dos Santos. O evento começará as 19hrs no auditório Thomas Morus, no bloco amarelo da PUCPR. Haverá fala também de representantes feministas da Marcha das Vadias, Grupo Liberdade/ Direitos Humanos da Mulher Prostituída e Coletivo de Mulheres Ana Montenegro.

Entidades que participam da organização do ato público (período da manhã):

APP-Sindicato

Centrais Sindicais