Fórum Social Temático cumpriu bem seus objetivos

Na semana passada, entre 24 e 29 de janeiro aconteceu o Fórum Social Temático (FST), reunindo 40 mil pessoas em Porto Alegre. O coordenador do Fórum, de Celso Woyciechowski , em entrevista à imprensa, avaliou que o FST conseguiu cumprir o objetivo de ser uma etapa preparatória para a Cúpula do Povos, a reunião que os movimentos sociais querem organizar em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que o Brasil vai sediar em junho, no Rio de Janeiro.

O evento seguiu a mesma proposta do Fórum Social Mundial, e o tema deste ano foi  ‘Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental’. Woyciechowski explicou que a base dos debates foi a crítica à ‘Economia Verde’, segundo ele, uma forma de repetir o modelo capitalista sob um rótulo de correção ecológica: “Acredito que o capitalismo tem suas crises cíclicas, demostra seus limites e busca alternativas. Acho que esse é o momento em que o capitalismo em crise está buscando alternativas na economia verde, alternativas para se reciclar. Todos os debates aqui colocados têm trabalhado com o conceito de economia verde, o conceito de emprego verde trazido pelo capitalismo, que nada mais é do que a reciclagem do próprio capitalismo, que não tem compromisso com a sustentabilidade, não tem compromisso com o meio ambiente e trabalha na lógica, portanto, de uma economia verde reciclando e reoxigenando o próprio capitalismo.”

O CRESS/PR esteve presente no FST 2012, representado pela conselheira Vera Armstrong e comenta que foi muito válida a participação no Fórum: “nós,  do CRESS/PR, atuamos na perspectiva  da  ampliação de direitos e na Universalização da Seguridade Social.   Os/as Assistentes Sociais presentes no Fórum coordenaram mesas e articularam os/as trabalhadores/as e organizações sociais, tendo ativa participação na luta  por  um mundo mais justo e igualitário”, afirma a conselheira.

Ela explica que a categoria participou também da Mesa “Desafios Para o Controle Social na Seguridade Social”, em que o Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social e os/as conselheiros/as municipais, Conselheiros de Saúde, técnicos/as do MDS e CFESS firmaram como princípios: A Proteção Social Universal como Bem da Humanidade; Universalidade Da Política Pública na Seguridade Social; A Declaração da Ilegalidade da Pobreza (Aprovada Em Assembleia da  ONU em 10/01/2012); Criação de Rede de Laboratórios de Políticas Públicas Universalistas; Defesa e Garantia das Proteções Sociais; e a Coletivização da Riqueza (entendendo que pobreza é construção social e pode ser mudada).

FORUM  SOCIAL  2012
Conselheira do CRESS/PR Vera Armstrong, com Ricardo Petrella (CECLARE POVERTY ILEGAL) Itália e Ruth Bittencourt do CFESS