Começou o Fórum Social Temático 2012

O CRESS/PR está sendo representado no evento, que teve início hoje, dia 24, e segue até 29 de janeiro. O Fórum Social Temático é um evento ligado ao Fórum Social Mundial e apresenta em 2012 o tema: Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental.

O CRESS/PR participa, representado pela conselheira Vera Armstrong, do Fórum Social Temático 2012, que acontece em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Brasil, de 24 a 29 de janeiro. O FST 2012 é um evento que surge do Fórum Social Mundial – criado em 2001.

A participação do CRESS/PR no Fórum está somando à atuação do CFESS, que marca presença desde o primeiro dia do evento, mobilizado para a Marcha de Abertura e também propondo lutas e Oficinas. As Oficinas organizadas pelo Conselho Federal são duas: a primeira abordará o tema “Seguridade social no Brasil: desafios para a sua concretização” e ocorrerá no dia 26 de janeiro, às 13h00 no Instituto de Educação em Porto Alegre. A segunda Oficina debaterá o tema “A organização política dos/as assistentes sociais nos países do Mercosul e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, sendo realizada no dia 27 de janeiro, às 13h00, na Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul, em Porto Alegre.

A participação do conjunto CFESS-CRESS no Fórum Social Mundial é uma das deliberações do seu 40º Encontro Nacional, como parte de sua Agenda Permanente. A participação se pauta na adoção de uma perspectiva crítica do fórum, conforme preceitos que marcaram sua construção inicial.

O tema central de debates do FST 2012 é “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. O assunto é preparatório para a Cúpula dos Povos da Rio +20  que ocorrerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro (RJ). Durante o FST 2012, será realizado o Fórum Mundial de Educação, de 24 a 29 de janeiro; o Fórum Mundial de Saúde e Seguridade Social, nos dias 26 e 27 de janeiro  e o Fórum Mundial Mídia Livre, dias 27 e 28 de janeiro.

* texto produzido com informações de cfess.org.br

Confira a programação completa do FST 2012

Para saber como participar clique aqui (atualmente apenas participação virtual em Grupos Temáticos)