Diálogo CRESS em Foz do Iguaçu, dia 5 de novembro

O Núcleo Regional de Serviço Social – NUCRESS de Foz do Iguaçu convida os/as Assistentes Sociais, estudantes e profissionais de áreas afins para participar do encontro “Diálogo com os Assistentes Sociais”.

O tema do encontro será “Serviço Social e Equidade de Gênero e Raça”, e a condução é da Assistente Social e Conselheira do CRESS/PR, Daraci Rosa dos Santos .

Os Diálogos são encontros realizados pelo CRESS/PR para promover a formação continuada dos(as) profissionais do Serviço Social.

LOCAL: Auditório do SESC de Foz do Iguaçu
DATA: 05 DE NOVEMBRO DE 2011 (SABADO)
HORA: 9:00

PUBLICO ALVO:
-Assistentes Sociais de Foz do Iguaçu e Região;
-Estudantes de Serviço Social;
-Profissionais e Estudantes de áreas a fins;

Inscrições Gratuitas no local

Assistentes sociais de Curitiba e Região Metropolitana participam do Curso Ética em Movimento

Um grupo de assistentes sociais de Curitiba está participando em Curitiba de mais uma edição do Curso Ética em Movimento, realizado na sede do CRESS-PR desde o dia 22 de outubro. Com duração de quatro dias e 48 horas-aula, o curso é dividido em quatro módulos, abrangendo a ética na sociedade, na prática profissional, nos direitos humanos e nos instrumentos processuais.

A formação existe há mais de dez anos e é realizada pelo menos quatro vezes ao ano no Paraná. Destinado a profissionais de Serviço Social, o curso procura tornar usual o Código de Ética Profissional do Assistente Social. “A proposta é tirar o Código de Ética da gaveta e mostrar como a ética deve ser preservada no dia a dia do trabalho”, explica Joziane Ferreira de Cirilo, formadora do curso.

Para isso, os módulos procuram refletir sobre a ética usando as situações cotidianas no trabalho do Assistente Social. “A reflexão é feita pelo processo do diálogo e pela troca de experiências, aproximando o profissional da situação”, diz Joziane. Assim, muitos resultados positivos são alcançados: “Observa-se uma redução dos processos éticos e um fortalecimento da postura do profissional no dia a dia. O curso mostra que é possível levar o que se aprende para a prática”, completa.

Para os profissionais, a proposta vem ao encontro da prática profissional. “Vejo a formação como uma oportunidade de atualizar nosso conhecimento no nível ético, tanto no trabalho com o usuário, quanto na convivência com os colegas de todas as áreas”, afirma Roberta Mischiatti, uma das participantes do curso e assistente social do CREAS de Pinhais.

“É uma proposta que veio enriquecer o trabalho, pois amplia o debate e une a categoria. É uma grande troca de saberes e experiências”, avalia Deisi Viante, que atua no Centro Social Marista, em Almirante Tamandaré. “O curso está me instigando e me fazendo refletir sobre minha postura ética no trabalho. Neste diálogo, consigo perceber situações do cotidiano vividas por mim e pelos meus colegas que, ao trocarmos as experiências, ficam mais fáceis de serem resolvidas”, completa.

A formação em Curitiba terá ainda dois módulos. Em novembro, o NUCRESS de Pato Branco também recebe o curso Ética em Movimento. As inscrições podem ser feitas no site do CRESS-PR, através do link.