Assistentes sociais de Curitiba e Região Metropolitana participam do Curso Ética em Movimento

DSC_0016

No último sábado, 29 de outubro, os/as Assistentes Sociais participaram do segundo módulo do Curso Ética em Movimento, ministrado pela Assistente Social Joziane Ferreira de Cirilo, realizado na sede do CRESS-PR desde o dia 22 de outubro. Com duração de quatro sábados, mais atividades complementares, totalizando 48 horas-aula – o curso abrange os módulos: “Ética e Sociedade”, “Ética e Praxis Profissional”, “Ética e Direitos Humanos” e “Ética e Instrumentos Processuais”.

O Curso Ética em Movimento foi criado pelo Conjunto CFESS/CRESS há onze anos e tem o objetivo de promover ações contínuas de aprendizado e reflexão sobre a atuação ética dos/as profissionais do Serviço Social. O curso procura tornar usual o Código de Ética Profissional do Assistente Social. “A proposta é tirar o Código de Ética da gaveta e mostrar como a ética deve ser preservada no dia a dia do trabalho”, explica Joziane Ferreira de Cirilo, multiplicadora do curso em Curitiba.

Joziane explica que uma estratégia utilizada nos encontros é provocar a reflexão sobre a ética a partir das situações cotidianas do trabalho dos/as Assistentes Sociais. “A reflexão é feita pelo processo do diálogo e pela troca de experiências, aproximando o profissional da situação”, diz Joziane. Assim, muitos resultados positivos são alcançados: “Observa-se uma redução dos processos éticos e um fortalecimento da postura do profissional no dia a dia. O curso mostra que é possível levar o que se aprende para a prática”, completa.

Para os/as profissionais que participam do curso em Curitiba, a proposta vem ao encontro da prática profissional. “Vejo a formação como uma oportunidade de atualizar nosso conhecimento no nível ético, tanto no trabalho com o usuário, quanto na convivência com os colegas de todas as áreas”, afirma Roberta Mischiatti, uma das participantes do curso e assistente social do CREAS de Pinhais.

“É uma proposta que veio enriquecer o trabalho, pois amplia o debate e une a categoria. É uma grande troca de saberes e experiências”, avalia Deisi Viante, que atua no Centro Social Marista, em Almirante Tamandaré. “O curso está me instigando e me fazendo refletir sobre minha postura ética no trabalho. Neste processo consigo perceber situações do cotidianDSC_0032o vividas por mim e pelos meus colegas que, ao trocarmos as experiências, ficam mais fáceis de serem resolvidas”, completa.

A formação em Curitiba teve o segundo módulo  (“Ética e Praxis Profissional”) no dia 29 de outubro. Haverá mais dois módulos na cidade.

Em novembro, o NUCRESS de Pato Branco também recebe o curso Ética em Movimento. As inscrições podem ser feitas no site do CRESS-PR, através do link.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.