Assistentes sociais de Curitiba e Região Metropolitana participam do Curso Ética em Movimento

DSC_0016

No último sábado, 29 de outubro, os/as Assistentes Sociais participaram do segundo módulo do Curso Ética em Movimento, ministrado pela Assistente Social Joziane Ferreira de Cirilo, realizado na sede do CRESS-PR desde o dia 22 de outubro. Com duração de quatro sábados, mais atividades complementares, totalizando 48 horas-aula – o curso abrange os módulos: “Ética e Sociedade”, “Ética e Praxis Profissional”, “Ética e Direitos Humanos” e “Ética e Instrumentos Processuais”.

O Curso Ética em Movimento foi criado pelo Conjunto CFESS/CRESS há onze anos e tem o objetivo de promover ações contínuas de aprendizado e reflexão sobre a atuação ética dos/as profissionais do Serviço Social. O curso procura tornar usual o Código de Ética Profissional do Assistente Social. “A proposta é tirar o Código de Ética da gaveta e mostrar como a ética deve ser preservada no dia a dia do trabalho”, explica Joziane Ferreira de Cirilo, multiplicadora do curso em Curitiba.

Joziane explica que uma estratégia utilizada nos encontros é provocar a reflexão sobre a ética a partir das situações cotidianas do trabalho dos/as Assistentes Sociais. “A reflexão é feita pelo processo do diálogo e pela troca de experiências, aproximando o profissional da situação”, diz Joziane. Assim, muitos resultados positivos são alcançados: “Observa-se uma redução dos processos éticos e um fortalecimento da postura do profissional no dia a dia. O curso mostra que é possível levar o que se aprende para a prática”, completa.

Para os/as profissionais que participam do curso em Curitiba, a proposta vem ao encontro da prática profissional. “Vejo a formação como uma oportunidade de atualizar nosso conhecimento no nível ético, tanto no trabalho com o usuário, quanto na convivência com os colegas de todas as áreas”, afirma Roberta Mischiatti, uma das participantes do curso e assistente social do CREAS de Pinhais.

“É uma proposta que veio enriquecer o trabalho, pois amplia o debate e une a categoria. É uma grande troca de saberes e experiências”, avalia Deisi Viante, que atua no Centro Social Marista, em Almirante Tamandaré. “O curso está me instigando e me fazendo refletir sobre minha postura ética no trabalho. Neste processo consigo perceber situações do cotidianDSC_0032o vividas por mim e pelos meus colegas que, ao trocarmos as experiências, ficam mais fáceis de serem resolvidas”, completa.

A formação em Curitiba teve o segundo módulo  (“Ética e Praxis Profissional”) no dia 29 de outubro. Haverá mais dois módulos na cidade.

Em novembro, o NUCRESS de Pato Branco também recebe o curso Ética em Movimento. As inscrições podem ser feitas no site do CRESS-PR, através do link.