Câmara temática do direito à cidade do CRESS PR finaliza jornada de Encontros Regionais sobre “Serviço Social e Questão Urbana” em Curitiba e Londrina

O encontro regional “Serviço Social e Questão Urbana”, promovido pela Seccional de Londrina e a Câmara Temática do Direto à Cidade do CRESS PR, realizado no dia 26/08/2011, reuniu aproximadamente 70 pessoas entre assistentes sociais, estudantes, gestores  municipais e parlamentares. O evento contou com a participação de profissionais dos municípios de Londrina, Sarandi, Guaraci, Sabáudia e Rolândia.

A metodologia e programação do evento foi semelhante ao formato adotado no encontro regional realizado em Curitiba no dia 27/05/2011 no auditório da PUC PR.

No período da manhã a Profa Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz – Doutora em Serviço Social pela PUC SP, proferiu palestra sobre o tema “O serviço social em defesa pelo direito à cidade: limites e possibilidades”, e na seqüência ocorreu rico debate entre os presentes.

Já no período da tarde, com objetivo de aprofundar debate e promover troca de experiências entre os participantes, foram realizadas três oficinas, a saber: o Direito à Cidade pensado a partir da gestão democrática: o papel do assistente social em  instâncias de participação popular e em organizações de defesa de direitos humanos; Redes socioassistenciais pensadas a partir do Direito à Cidade e  Projetos de habitação de interesse social: competências do assistente social na perspectiva Interdisciplinar e Intersetorial.

Nos grupos as experiências profissionais dos/as assistentes sociais que atuam em diferentes políticas sociais pode ressaltar a transversalidade do tema e a importância da sua compreensão a partir do contexto histórico e conjuntural. Evidenciou-se ainda entre os presentes a preocupação em superar os desafios postos à prática profissional dos/as assistentes sociais  pelos programas de governo e regramentos institucionais.

Sendo o encontro não apenas um fim, mas também um meio para ampliar o debate no âmbito do estado do Paraná sobre o trabalho do assistente social e o direito à cidade, destaca-se que durante os trabalhos foram construídas significativas reflexões sobre praticas cotidianas e estratégias que possam contribuir com a defesa, efetivação e ampliação dos direitos daqueles que vivem as vulnerabilidades dos contextos urbanos e rurais.

Em breve será divulgado no site do CRESS PR a sistematização das discussões ocorridas durante as oficinas realizadas nos encontros regionais de Londrina e Curitiba.

A Câmara Temática de Direito à Cidade se reúne mensalmente na sede do CRESS PR, sempre na segunda quinta-feira do mês e é aberta a toda categoria dos/as assistentes sociais interessados/as na temática.