Lançamento do comitê popular da Copa 2014 em Curitiba e marcha contra a “Copa-Negócio”

A importância dos Assistentes Sociais estarem atentos aos impactos causados pela Copa 2014 em Curitiba.

O que era para ser um grande evento esportivo, de repercussão internacional e deixar vários legados positivos para a população brasileira, materializa-se nas cidades-sedes com a dimensão contrária, em ações de violações de direitos da população e falta de transparência nas obras e gastos públicos. O discurso entre as organizações populares é consenso: ‘As obras para realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 estão, literalmente, passando em cima das comunidades e dos direitos dos/as cidadãos/ãs’. Há uma discussão nacional sobre os impactos que a Copa do Mundo e Olimpíadas tem gerado nas grandes cidades do Brasil. O conjunto CFESS/CRESS está inserido nesta discussão. Veja: http://www.cfess.org.br/noticias_res. php?id=630

Hoje o que assistimos nacionalmente é a ampliação da escala de violação de direitos, principalmente às comunidades pobres, falta de controle social e altos investimentos públicos em empresas privadas, trazendo o grande questionamento de que legado a Copa trará para a população?

Como uma das formas de resistência, há a proposta dos Comitês Populares no Brasil, que são uma articulação nacional dos movimentos populares e organizações sociais nas cidades-sede dos jogos. Os Comitês lutam pela defesa da gestão democrática, da soberania popular, da justiça fundiária e da função social da cidade e garantia intransigente de direitos sociais.

O CRESS-PR, representado pela Câmara Temática de Direito à Cidade é membro do Comitê Popular da Copa 2014 em Curitiba. O Comitê Popular da Copa 2014 em Curitiba reivindica sua participação no processo decisório de maneira ampliada, com transparência dos gastos públicos e respeito aos direitos sociais.

A proposta do Comitê é de mobilizar o maior número de entidades, movimentos populares, sindicatos e órgãos da defesa dos direitos sociais e controle do orçamento público, com protagonismo das comunidades direta e indiretamente afetadas pelas obras dos megaeventos, para monitorar as ações para realização da Copa do Mundo em Curitiba.

Nós, assistentes sociais, como trabalhadores, temos um projeto de sociedade que se coloca diferente do que está sendo imposto nos projetos da Copa nas cidades-sedes no Brasil. Não admitimos desrespeito às leis e a violação dos direitos humanos!

Por este motivo, convidamos a categoria para se inserir em mais esta luta!

Convidamos a tod@s para participarem! No dia 20/08, com concentração às 10hs em frente à Universidade Federal do Paranal (praça Santos Andrade) e saída estimada para as 11h.

IMPRIMA E DIVULGUE! copa2014curitiba.wordpress.com/mobilize/

VENHA FAZER PARTE DESSA INICIATIVA! CONTRA A COPA-NEGÓCIO E EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS: COMITÊ POPULAR DA COPA DO MUNDO DE CURITIBA

copa2014curitiba.wordpress.com/

Carta de apresentação Comitê da Copa