Confira os encaminhamentos da assembleia ordinária promovida pelo Cress/PR no sábado (11)

No último dia 11 de junho, o Cress/PR promoveu a primeira assembleia da gestão 2011-2013. Durante o evento, presidido por Maria Izabel Scheidt Pires, os participantes tiveram acesso ao relatório de ações realizadas pelo Conselho no primeiro semestre e ainda elegeram os delegados que irão representar a categoria nos encontros promovidos pelo conjunto Cfess/Cress.

Comemorando o primeiro mês da nova gestão, a presidente do Cress/PR Maria Izabel Scheidt Pires, iniciando sua fala agradeceu fraternalmente a presença da 2ª. Secretária do CFESS, a Assistente Social Esther Luiza de Souza Lemos, e dando continuidade relembrou a função reguladora dos Conselhos e principalmente a preocupação na defesa dos princípios Éticos e na qualidade da profissão, reforçou o compromisso da nova diretoria com as bandeiras de lutas do Serviço Social e com a descentralização das ações visando maior aproximação com a categoria. Destacou a consolidação do SUAS como mais uma vitória, falou da intervenção na área Sócio– jurídica e também na defesa pelo ensino de qualidade e a importância de um conhecimento balizado para uma profissão que também define vidas, evitando se reduzir o conhecimento à simples leitura, qualificando desta forma as ações profissionais. Além disso comentou a necessidade de ampliar os canais de comunicação com a categoria, uma proposta da nova gestão de aproximação e mobilização junto a mesma.

Rafael Garcia Carmona, primeiro tesoureiro do Cress/PR, apresentou um panorama financeiro do Conselho. O orçamento 2011 – aprovado no exercício anterior – foi dividido entre valores previstos e investimentos realizados para auxiliar a compreensão da gestão financeira do Cress/PR.

Atualmente o CRESS conta com 5.658 registros profissionais ativos, sendo que houveram 360 novos registros em 2011, das arrecadações, um montante será utilizado para manutenção da sede do Conselho em Curitiba e da seccional de Londrina, além de viabilizar as ações em prol dos profissionais de Serviço Social ao longo do ano. Destacou a importância da monitoria das rubricas sistematicamente.

A aplicação dos recursos realizada até o primeiro semestre foi apresentada pela coordenadora técnica do Cress/PR, Assistente Social Elda Lílian da Cruz Corrêa que elencou as ações e investimentos empregados pelo Cress em Curitiba, Londrina ou por meio dos Nucress e Comissões Temáticas. Destacou a programação do dia do Assistente Social e apoio as ações promovidas em parceria com movimentos sociais.

O vice-presidente do Cress/PR, Elias Souza de Oliveira, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da anuidade para efetivar a defesa das bandeiras de lutas da categoria. “A luta política para defesa dos direitos não se materializa sem recursos financeiros”, alertou ele ao enumerar as viagens e mobilizações necessárias a conquista das 30 horas, uma vitória recente dos profissionais de Serviço Social.

Esther Luíza de Souza Lemos, 2ª secretária do CFESS, representante da categoria paranaense eleita para nova gestão do CFESS, mencionou sobre as publicações do CFESS e convocou a adesão da categoria ao abaixo assinado para combater a ADIN 4.468. Impetrada pela Confederação Nacional da Saúde (CNS), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) pretende derrubar a conquista das 30 horas no Superior Tribunal Federal. “O CFESS terá direito a 15 minutos para defender a lei no STF. Precisamos de pelo menos 20 mil assinaturas para ratificar a importância desta ação para a categoria”, lembrou. Leia mais sobre o assunto.

Ainda durante o evento, os participantes elegeram nomes para representar a categoria paranaense nos encontros do conjunto CFESS/CRESS. A delegação é formada por 10 delegados, 4 convidados, 2 suplentes e 2 observadores, representantes da Diretoria do CRESS/PR e Seccional e da base, para participar do Encontro Descentralizado da região sul, marcado para os dias 29 e 30 de julho, em Florianópolis, este que se realiza como evento preparatório ao Encontro Nacional CFESS/CRESS. O Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS acontecerá em Brasília, nos dias 8 e 11 de setembro próximo. Deliberou ainda que a delegação se reunirá dia 16/07/11 em Curitiba, para apropriação da agenda deliberada no Encontro Nacional CFESS/CRESS de 2010 para avaliação e construção de novas propostas do CRESS/PR, as quais serão discutidas com os CRESS da região Sul no Encontro Descentralizado.

No período da tarde realizou-se o Conselho Pleno em que a diretoria se reuniu com os representantes dos NUCRESS, para tratar das políticas de interiorização do Conselho ao longo do próximo semestre. A ex-presidente do Conselho, A.S. Jucimeri Isolda Silveira, que prestigiou a reunião, fez uma reflexão a partir de artigos do Professor José Paulo Neto, acerca das ameaças que sofre o nosso projeto ético-politico, localizado na política econômica, na educação e na assistência social. Enfatizou o reconhecimento público da nossa profissão, da nossa capacidade de articulação e presença política, com ampliação progressiva, com tendência de qualificação, agenda positiva na área da assistência, como a aprovação do PL SUAS, das contribuições que temos na definição dos serviços, na organização dos/as trabalhadores, na mesa de negociação que vai ser instalada em breve. Ressaltou que temos um perfil diferenciado enquanto categoria profissional, que atuamos de forma democrática em várias questões. Mencionou algumas pautas e estratégicas que poderão ser adotadas junto aos Núcleos e também da necessidade de reforçar a identidade profissional, num momento de reconfigurações do mundo do Trabalho, do surgimento de novas profissões, que se colocam no campo da assistência social, disputando espaços, se apropriando de termos e tentando atender demandas que são próprias do Serviço Social – atribuições privativas, por este cenário está provada mais uma vez que o Serviço Social é uma profissão de relevância pública, cabendo a cada profissional assumir-se como tal e ocupar seu espaço.

O Vice-presidente, Elias de Souza, expôs as estratégias que serão adotadas nesta gestão estabelecendo metas e prazos para cada Núcleo informar demandas e temas para a organização dos Diálogos do CRESS com a categoria nas Regiões, estes que atenderão um cronograma para o II Semestre/2011, ficando sinalizado o 1º para o NUCRESS de Francisco Beltrão.
Na sequência foram discutidas as regiões dos NUCRESS que poderão receber o curso de Ética em movimento ainda em 2011 e para o ano de 2012, ficando a cargo dos Coordenadores verificarem a adesão de aproximadamente 40 profissionais para formação das turmas, sendo referencialmente para os NUCRESS de Umuarama, Pato Branco, Ivaiporã, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Maringá e Francisco Beltrão. No entanto, caso um NUCRESS não conseguir fechar o número mínimo de interessados, o curso será repassado para os demais sucessivamente, fazendo seguir o rodízio junto aos 13 (treze) NUCRESS.

A Conselheira Renária Moura Silva salientou a importância da realização de discussões sobre a Questão Urbana antecedendo ao Seminário Nacional que acontecerá em final de outubro na cidade de São Paulo. Destacou a realização do encontro em Curitiba, no dia 27/05/2011 com resultados muito positivos. Sinalizou a perspectiva de realização na cidade de Londrina ou em alguma região dos NUCRESS. Ficou pré indicada à região do NUCRESS de Cascavel em caso da não realização na cidade de Londrina.

A Gerente Dione do Rocio Poncheck lembrou a pauta da reunião da Comissão Sócio-Jurídica, dia 14/06/2011 às 19h, em que estão sendo convidados/as Assistentes Sociais que atuam na área Sócio-Jurídica. Destacou a importância dos NUCRESS contribuírem no mapeamento das demandas sócio-jurídicas em suas regiões, encaminhando para o CRESS/PR, no prazo de 15 dias.

A reunião encerrou-se com a fala da Assistente Social Daraci Rosa dos Santos, segunda secretária do CRESS/PR, que mencionou sobre a Plenária do Fórum dos Trabalhadores do SUAS e dos seus objetivos e organização política dos trabalhadores a fim de qualificar o debate sobre a Gestão do Trabalho, este que ocorrerá em Curitiba, dia 03/07/2011, em local sendo definido, contando com a participação de até 5 (cinco) representantes dos NUCRESS, indicados por estes até o dia 17/06/2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.