Parlamentares, representantes da Justiça, associações de classes e movimentos sociais além de estudantes e profissionais de Serviço Social participaram nesta segunda-feira (16) da cerimônia de posse da gestão 2011-2014 do Conselho Regional de Serviço Social no Paraná (CRESS/PR).
Integrante da mesa de abertura, a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Denise Colin, ressaltou a importância do CRESS na regulamentação da conduta e intervenção dos profissionais de Serviço Social, apontados por ela como fundamentais no combate às desigualdades brasileiras. Durante o evento, realizado no Palácio Garibaldi, Denise reconheceu ainda o trabalho de Jucimeri Silveira na presidência do CRESS/PR e dos integrantes da gestão 2008-2011.
Ana Maria Cartacho, representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) colocou a diretoria da entidade à disposição para desenvolver um trabalho conjunto em defesa do projeto ético-político da categoria. Neste sentido, defendeu o combate a precarização e aligeiramento do ensino, como forma de garantir a qualidade na formação profissional em defesa dos direitos.
Durante a cerimônia, a então presidente do CRESS/PR, Jucimeri Silveira ressaltou a importância da participação profissional na esfera pública, pesquisa e ensino para a conquista “dos direitos e da construção de uma sociedade emancipada”. Tríade, apontada por Jucimeri, que esteve representada na mesa de abertura pelas representantes do MDS, Abepss e por Ana Letícia Bacelar da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social.
Na oportunidade, Jucimeri reforçou o papel político do CRESS e de mobilização com outras organizações que compreendem o direito “como travessia para a conquista da emancipação”. Realizou ainda um balanço sobre a gestão que presidiu, reconhecendo a eficiência do trabalho prestado pelos servidores, conselheiros e demais parceiros do CRESS/PR no período. Ampliação do quadro efetivo de servidores, reestruturação financeira, redução da inadimplência de 60 para menos de 30%, organização da gestão fiscal, patrimonial, criação e estruturação de comissões e de assessorias, a exemplo da jurídica e de comunicação foram algumas das conquistas da gestão, destacadas pela então presidente.
Jucimeri destacou o curso Ética em Movimento e a implantação dos Dialógos CRESS como iniciativa vitoriosa da gestão. Ações que, segundo Jucimeri, fortaleceram a interiorização do Conselho e a consequente ampliação dos debates com a categoria. Sobre o assunto, a coordenadora da Seccional de Londrina, Sueli do Vale reconheceu o trabalho realizado pelos servidores do CRESS/PR como determinante para a interiorização. “Somos base agora e estaremos com a nova gestão. O diálogo continua”, concluiu Sueli desejando sucesso a nova coordenação.
Denise Almeida, coordenadora eleita para a seccional de Londrina, relembrou a história de luta dentro do conjunto CFESS/CRESS e convocou a participação de todos para atuar em favor da efetiva concretização de direitos. “Que esse momento tenha muito sabor. Desejo boa sorte e muito trabalho pra todos nós”, concluiu.
A defesa da categoria e do projeto ético-político do Serviço Social também esteve presente no discurso de posse da nova presidente do CRESS/PR, Maria Izabel Scheidt Pires. Coordenadora do curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Maria Izabel assume a presidência do Cress na gestão “Conquista, consolidação e resistência”. Elias Souza (vice-presidente), Joziane Cirilo (1ª secretária), Daraci Rosa (2ª secretária), Rafael Carmona (1ª tesoureiro) e Wanderli Machado (2ª tesoureira) completam a nova diretoria para o triênio 20011-2014. Roselene Sonda, Juliana Moraes e Uilson Araújo passam a integrar o Conselho Fiscal da nova gestão que conta ainda com Adriana Matias, Reinária Silva, Neiva Silva, Neiva Liesenfeldt, Kleber Durat, Rosenilda Garcia, Vera Armostrong, Sueli Preidum e Elza Maria Campos como suplentes.
Oficialmente empossada, Maria Izabel Scheidt reconheceu o trabalho realizado pelas gestões anteriores a frente do CRESS/PR. Ratificou ainda, a seriedade do Conselho e compromisso histórico com um “projeto societário diferente do que vivemos”. A presidente aproveitou a oportunidade para difundir os compromissos da gestão para o mandato. Melhoria das condições de trabalho para além da categoria, efetivação da lei das 30h, fortalecimento articulado com movimentos sociais, entidades de pesquisa e esfera pública foram alguns dos pontos elencados pela nova presidente.
Maria Izabel Scheidt reforçou a importância da união entre integrantes da nova gestão, coletivo do Serviço Social e representantes da sociedade organizada para a conquista dos compromissos assumidos. “Acreditamos que sem propostas ambiciosas não há nem pequenas conquistas”, enfatizou a presidente. “A crise é oportunidade de crescimento e transformação”, concluiu.
A cerimônia de posse da nova gestão do CRESS/PR ainda contou com homenagens aos integrantes do mandato anterior e a profissionais que atuaram junto do Conselho durante o último triênio. O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização que contou com a presença dos deputados federais Tadeu Veneri e Professor Lemos, vereadora Professora Josete, além de representantes dos deputados Luciana Rafain, Dr Rosinha e da Procuradoria Geral de Justiça e Conselhos Regionais.
Multimídia:
[Fotos]
Veja a galeria de imagens da posse da nova gestão 2011-2014 | nova janela