CRESS celebra 15 de maio com reflexão

imagemmmmm

Nessa sexta-feira (13) o Cress/PR celebrou com profissionais e estudantes o Dia do/a Assistente Social. O evento aconteceu no Palácio Garibaldi, em Curitiba, e contou com a presença de aproximadamente 160 pessoas, entre integrantes de movimentos sociais, autoridades, assistentes sociais e estudantes. O evento dessa sexta-feira abriu a programação comemorativa ao Dia do/a Assistente Social, oficialmente comemorado dia 15 de maio.

[Confira aqui a programação completa]

Jucimeri Isolda, presidente da última gestão do CRESS/PR Fortalecer a luta para um novo tempo, integrou a mesa de discussão, substituindo a assistente social Dr. Marlise Vinagre,  debatedora convidada da mesa temática que não pode comparecer ao evento. Junto com Jucimeri, compuseram a mesa o assistente social da Unila e docente da Uniamérica, Elias de Souza Oliveira e a representante da Coordenadoria Regional da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social, Anna Letícia Bacellar.

Elias abriu o debate destacando dois motivos especiais pelos quais a categoria está em comemoração: a conquista histórica da jornada de 30h e, mais recentemente, o reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo. “Hoje é um dia de justas comemorações”, disse ele.  Em seguida, a estudante Ana Letícia lembrou que a união entre estudantes e profissionais têm trazido bons resultados para formação de assistentes sociais.

Retomando a ausência da doutora Marlise Vinagre, Jucimeri Isolda começou sua fala brincando: “Sei que vocês vieram esperando um carrão e encontraram um fusquinha, mas espero ser um bom fusca para vocês essa noite”. Durante sua exposição,  Jucimeri tratou das questões relacionadas a Ética e regulação profissional. Ao final, celebrou: “Hoje é um dia de muita alegria, é a dor e a delícia de sermos o que somos: somos assistentes sociais. E a dor não está em nós, está na realidade e ela vai ser modificada, com luta social”.

Após a palestra os participantes propuseram perguntas e deram início a um breve debate. A noite foi finalizada com um coquetel festivo ao som da banda Senhor Prestes.