Fórum dos Trabalhadores do Suas inicia suas atividades

forum-suas-destaque02

Na última quinta-feira, 14, foi realizada em Curitiba a primeira reunião do Fórum Paranaense dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. Estiveram representadas no encontro diversas categorias de nível superior que compõem o Suas, entre elas psicólogos/as, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e assistentes sociais. Também participaram sindicatos e uma representante do/as estudantes de Serviço Social. O encontro foi iniciado com a retomada da história do Sistema Único de Assistência Social e do Fórum, lembrando da VII Conferência Nacional realizada em 2009 até chegar ao Encontro Nacional dos/as trabalhadores/as Suas, em março deste ano.

Para que o Fórum se torne uma ferramenta realmente importante no processo de consolidação do Suas, alguns encaminhamentos foram tomados. Entre eles, a formação de uma coordenação provisória composta por entidades representantes das categorias presentes no encontro para organizar as próximas atividades. Ficou a cargo da assistente social Vera Armstrong encaminhar para todos/as os/as participantes do Fórum a Carta de Princípios Nacional. A carta deve ser discutida em cada categoria profissional, afim de que seja elaborada futuramente uma versão definitiva para o fórum dos/as trabalhadores/as da assistência social.

forum-suas-destaque03

Nesse contexto, para melhor compreensão das atividades, a assistente social Marilena Silva, lembrou que o Fórum não é uma instituição e sim um coletivo popular: “A função dele é pensar, propor, discutir e encaminhar questões de interesse coletivo”. Esteve em pauta também a possibilidade de realizar reunião nas cidades do interior do Estado, para efetivar o papel do Fórum no sentido de fortalecer os/as trabalhadores.

Outra estratégia, retomadas tanto pela psicóloga Paula Butture, que representou o CRP, quanto por Daraci Rosa, representando o CRESS, é a realização de um ato político, com uma audiência, para divulgar os problemas que vivem hoje os/as trabalhadores/as do SUAS no Paraná. Além disso, é importante fortalecer as ações coletivas que as entidades já vem realizando, como a ação conjunta ocorrida em 2010 entre os conselhos das categorias profissionais e os sindicatos. Também foi mencionada a possibilidade de articular, via FESSMUC (Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais), ações que possibilitem um reconhecimento maior do Fórum em todo o Estado.

A próxima reunião do Fórum Paranaense dos Trabalhadores do Suas acontecerá no dia 11 de maio às 18h30 na sede do CRESS/PR (Rua Monsenhor Celso, 154).

pdf

Confira aqui a íntegra da Carta de Princípios Nacional do Suas