Assistentes Sociais avaliam ações do Governo Dilma para combater a miséria

Capa da edição de 10 de abril do jornal Gazeta do Povo
Capa da edição de 10 de abril do jornal Gazeta do Povo

 

A presidente do CRESS/PR, Jucimeri Silveira, e a ex-ministra do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, foram algumas das especialistas entrevistadas pelo jornal Gazeta do Povo em reportagem publicada no dia 10 de abril. A matéria de capa analisa as estratégias adotadas pelo governo federal para erradicação da pobreza, principal compromisso de governo da presidenta Dilma Roussef. Entre as propostas discutidas, as assistentes sociais destacam a importância de projetos relacionados à reforma social e distribuição de renda.

 

Veja alguns trechos

Sem grandes reformas, não será possível erradicar a miséria. O poder público deve promover mudanças na área tributária, agrária e urbana. Hoje, por exemplo, o modelo de tributação é regressivo e pesa mais para os mais pobres. Para a assistente social e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Jucimeri Isolda Silveira, a primeira ação para combater a miséria é reconhecer que ela foi determinada historicamente pelo modelo de desenvolvimento do país. “Não se resolve um problema estruturante sem propostas para reformar a sociedade.”

A miséria além das estatísticas | Leia esta matéria na íntegra >>

 

A paranaense Márcia Lopes, ex-ministra do MDS, afirma que vários programas da gestão passada estavam orientados para a erradicação da miséria. Ela argumenta que a ação da gestão passada não se resumiu ao Bolsa Família, mas a transferência de renda foi e continua sendo decisiva. Além disso, a ex-ministra lembra que, com o cadastro do Bolsa Família, os gestores municipais podem planejar ações, já que faz um retrato das famílias pobres.

Governo prega trabalho mais articulado| Leia esta matéria na íntegra >>

Governo prega trabalho mais articulado