Encaminhamentos do Primeiro Encontro Político dos Assistentes Sociais da Previdência Social do Estado do Paraná

Em 2010, o CRESS/PR realizou diversos encontros com assistentes sociais que atuam na Política Previdenciária no INSS. No Primeiro Encontro Político dos Assistentes Sociais da Previdência Social do Estado do Paraná, que aconteceu em novembro, os profissionais discutiram as condições éticas e técnicas de trabalho para identificar experiências e desafios profissionais.

O reconhecimento da demanda de trabalho para o assistente social nas agências previdenciárias, as possibilidades do trabalho interdisciplinar com os setores administrativo e de perícia médica, e o trabalho intersetorial com as demais políticas públicas e rede socioassistencial foram destaques da avaliação do período de atuação do Serviço Social na Previdência Social, de junho de 2009 a novembro de 2010.

A categoria avaliou como desafio o compromisso em dar visibilidade ao trabalho do assistente social nas agências previdenciárias – servidores e gestores – com o intuito de realizar as atribuições específicas da profissão, com autonomia e condições éticas e técnicas de trabalho. Também discutiu-se a necessidade de reconhecimento institucional com relação ao posicionamento profissional materializado através do Parecer Social nos processos de concessão, revisão, recurso e manutenção de benefícios previdenciários e assistenciais.

Clique aqui para conferir o Relatório e as Recomendações do Encontro.

Clique aqui e saiba mais sobre os encaminhamentos da Comissão Temática da Previdência Social acessando o Fórum de discussões no site do CRESS/PR.

Comissão de Comunicação CressPR
Gestão 2008-2011