Aberto o processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS para o triênio 2011-2014

Do site do CFESS

Confira calendário e código eleitoral e participe!

Passadas as eleições em todo o país para presidente, governador, senadores e deputados (federais, estaduais e distritais), assistentes sociais de todo o país começam agora a se mobilizar para outro processo eleitoral, dessa vez em defesa do projeto ético-político profissional do Serviço Social.

Nesta segunda-feira, 8 de novembro de 2010, foi publicado no Diário Oficial da União o edital do processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS para o triênio 2011-2014. A abertura do processo reafirma o posicionamento ético e democrático do Conjunto, já que possibilita a todos/as assistentes sociais a participação efetiva não só nos debates sobre a profissão, mas também na escolha de seus representantes na direção das entidades.

As inscrições de chapas começam em 08 de dezembro de 2010 e terminam em 08 de fevereiro de 2011. As eleições acontecerão nos dias 23, 24 e 25 de março de 2011 e os/as assistentes sociais elegerão seus representantes para direção do CFESS e do CRESS de sua região. As gestões eleitas assumirão em 15 de maio, dia do/a assistente social.

“A defesa da democracia é uma das bandeiras de luta dos/as assistentes sociais. Nossa categoria tem sido cada vez mais reconhecida pelo fortalecimento do seu projeto ético-político profissional e pela construção de uma proposta societária baseada nos princípios do seu Código de Ética Profissional. Isso significa pautar todas nossas ações no sentido da liberdade, democracia, equidade, justiça social, pluralismo e socialização da riqueza. E é neste sentido que o processo eleitoral acontece também”, afirma a presidente do CFESS, Ivanete Boschetti.

Nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, todos/as assistentes sociais regularmente inscritos/as nos Regionais podem votar. Por isso, quanto maior a participação da categoria, maior a legitimidade do processo. “O/a assistente social, ao votar, além valorizar o exercício democrático, elegerá representantes que contribuirão para qualificação e aprofundamento dos debates sobre a profissão e sua organização política”, explica Ivanete.

Vale destacar que o CFESS é o único conselho federal de regulamentação profissional cuja direção é eleita pelos/as profissionais por meio de voto direto não obrigatório. Em outras categorias, a diretoria é indicada pelos conselhos regionais por meio de assembleia. “Nesse sentido, o voto é entendido como direito político e não como dever”, ressalta Ivanete. O CFESS também é o único conselho em nível federal que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação democrática.

Código e calendário eleitoral

A partir da publicação do edital pelo CFESS, cabe aos CRESS darem ampla divulgação junto aos/às assistentes sociais e mobilizarem a categoria para participar desse importante momento da vida do Conjunto CFESS-CRESS. “É fundamental que o/a profissional comece, desde já, a acompanhar e participar do processo eleitoral”, aponta a presidente do CFESS. Isso significar conhecer o Código Eleitoral, revisado e aprovado no 38º Encontro Nacional CFESS-CRESS, e anotar as datas do calendário.

Veja a publicação do Edital no Diário Oficial da União

Acesse o Calendário das Eleições