Seminário “Conhecendo e Respeitando as Diferenças” conta com participação do CRESS-PR

Em 21 de setembro, foi comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em Curitiba, o Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES-PR) organizou o seminário “Conhecendo e respeitando as diferenças”, realizado entre os dias 17 e 19, que contou com a participação da conselheira do CRESS-PR Sueli Preidum de Almeida Coutinho, também membro do CES-PR.

A iniciativa do encontro foi do Instituto Brasileiro dos Deficientes Visuais em Ação (IBDVA) e teve como objetivo pautar a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade e nos equipamento de atendimento público.

Sueli participou de mesa ‘Composição e funcionamento do Conselho de Saúde”, fazendo referência a Lei Federal 8.080/90 que define os princípios da universalidade, a equidade e a integralidade, além das diretrizes para a participação popular para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de conselhos e conferências de Saúde, espaço legítimos para a efetivação do controle social.

Sueli Coutinho

“Queremos enfatizar a necessidade de políticas públicas que garantam a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Lembrando que para termos nossos direitos respeitados não bastam as leis editadas, mas devemos estar atentas para que sejam implementadas. E a participação de representantes desse segmento nos Conselhos de Saúde e outros é fundamental para a efetivação de direitos conquistados e a proposição de outros”, afirma Sueli.