Curso Ética em Movimento 2010 inicia segunda turma em Curitiba

Começou no mês de agosto, em Curitiba, a segunda turma do Curso Ética em Movimento 2010, com módulos nos dias 14, 21, 28 de agosto e 4 de setembro. A segunda turma foi aberta na capital devido à intensa procura pelos profissionais. No último sábado, 21 de agosto, os (as) assistentes sociais presentes participaram do segundo módulo, Ética e práxis profissional, ministrado pelo multiplicador Rafael Carmona. O módulo repleto de atividades e dinâmicas em grupo empolgou todos os (as) presentes.

De acordo com o multiplicador do módulo, Rafael Carmona, o curso é elaborado para ter uma dinâmica que provoque reflexões, porém, sem perder a sua essência. Uma das dinâmicas teve a participação de todos os presentes na confecção de um caminho no chão, com as etapas históricas percorridas pela profissão. “Não há como discutir a práxis profissional sem olhar para o caminho percorrido pela profissão, pois a ética é calcada em um processo histórico”, explica Rafael. Além da dinâmica com o caminho no chão, uma dinâmica com objetos e outra com encenações teatrais remetendo aos antigos códigos de ética agitaram os (as) participantes.

Curso Ética em Movimento proporciona dinâmicas aos participantes

A assistente social Sonia Kobayashi elogiou as atividades propostas e as dinâmicas do curso, além de destacar o papel da ética. “A ética é a base da atuação cotidiana da nossa profissão”, completa. Rafael explica que o exercício da reflexão é eticamente necessário para desvendar as complexidades da realidade social enfrentada pela categoria. “Tomamos o cuidado de relacionar o curso com a prática profissional, e a vivência e o amadurecimento profissional enriquecem a dinâmica”, destaca.

Uilson Araújo, assistente social, afirma que o Curso Ética em Movimento é um grande aprimoramento para o cotidiano profissional. “Após sairmos da graduação e vermos como funciona a prática, vemos que é necessário discutir nossa atuação”, enfatiza. Magna da Cruz, graduada há 5 anos, afirma que nunca havia participado de uma discussão sobre a ética profissional. “O cotidiano profissional nos faz enfrentar muitos conflitos, e esse momento de reflexão agrega muito à prática”, destaca.

Assistentes sociais discutem antigos códigos de ética da profissão

Janete Fagundes considera o espaço criado pelo CRESS privilegiado para discussões sobre a ética. “Há questões que enfrentamos no nosso cotidiano no trabalho que tornam necessário refletir e discutir a práxis”, lembra Janete. Graduado há 30 anos, Jorge Alberto Scolari afirma que a ética é uma necessidade constante da profissão, e que este tipo de oportunidade deve ser muito valorizada. “Venho de uma época em que isso não era uma luta da categoria. Nossa responsabilidade hoje é maior, o leque de políticas públicas é grande, mas ainda enfrentamos a pobreza e a nossa atuação precisa ser cada ver mais multiprofissional”, afirma Jorge.

Segundo o multiplicador, o curso é projetado para possibilitar a aproximação da discussão sobre a ética no cotidiano profissional, passando por questões conceituais e reflexivas sobre a ética e sociedade, a práxis profissional, direitos humanos e os instrumentos processuais. “Nós, assistentes sociais, somos demandados a todo instante em nossas instituições a nos posicionar, construir respostas e alternativas a demandas sociais que nos chegam, e neste contexto a reflexão ética se torna pré-requisito para a tomada de decisões e posicionamento profissional”, lembra Rafael.

Práxis profissional e ética foram refletidas através de encenações teatrais

O Curso

O Curso Ética em Movimento foi criado em 1999, pelo conjunto CFESS/CRESS, com o objetivo de promover ações contínuas de aprendizado e reflexão sobre a atuação ética dos profissionais do Serviço Social. Desde então, o Conselho Federal promove, em diferentes regiões do País, um curso anual de capacitação, ao qual cada CRESS envia pelo menos um representante estadual.
Com duração de 40 horas-aula, o curso é dividido em quatro módulos, que abrangem a ética na sociedade, na prática profissional, nos direitos humanos e nos instrumentos processuais. A previsão para a realização no interior do estado é de 2 turmas a partir do segundo semestre.
O material didático tem o custo de R$ 20,00 para cada participante, sendo quatro cadernos elaborados pelo Cfess especialmente para o curso. Para receber o certificado, é importante ter o mínimo de 75% de participação nas atividades. Fique atento (a) para as aberturas de turmas em sua cidade.