CRESS-PR reivindica chamada de assistentes sociais para SETP

Um dos compromissos assumidos pelo CRESS-PR é a reivindicação de condições éticas e técnicas para o trabalho do (a) assistente social. Na Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Promoção Social, a luta do CRESS-PR defende a realização do concurso público. Para o avanço na implantação do SUAS no Paraná, tendo em vista o papel central da esfera estadual no apoio técnico para as condições de habilitação municipal, o Conselho sempre lutou pela ampliação de cargos, com garantia de assistentes sociais no Escritórios Regionais e na sede, com a devida adequação da estrutura político-administrativa.

O Secretário de Estado de Trabalho Emprego e Promoção Social, Tércio Alves de Albuquerque afirmou, na última quinta-feira, dia 29 de julho, que a secretaria deve chamar em breve os (as) profissionais aprovados (as) no último concurso da Secretaria de Administração e Previdência. Segundo o secretário, o concurso foi retomado após reunião com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à fome.

IMG_2499a

De acordo com Tércio, a solicitação de Márcia inclui a presença de assistentes sociais em todos os Escritórios Regionais da SETP. “Em reunião recente com o governador, repassei o levantamento feito por Márcia Lopes”, afirmou o secretário. A presidente do CRESS-PR, Jucimeri Isolda Silveira avaliou positivamente a notícia. “Esta vem sendo a principal deliberação das últimas Conferência Estaduais de Assistência Social. É essencial o apoio do Estado para os municípios na implantação do SUAS”, afirmou.

A presidente do CRESS-PR lembrou que não é realizado concurso específico desde a década de 1980, e que o concurso realizado para o IASP, quando vinculado à SETP, lotou concursados na então criada Secretaria da Criança e Juventude. “Foi uma conquista importante, mas a assistência social permanece precarizada quanto à composição de equipe qualificada”, completou.

Segundo Jucimeri, no último encontro promovido pelo Conselho em Cascavel, a principal questão foi a cobrança sobre o concurso da SETP. “Saí de Cascavel com o compromisso firmado de ter essa conversa, inclusive com o governador”, destaca. A presidente ressaltou a importância da demanda, embora reconhecidas as dificuldade e os impedimentos orçamentários. A ministra Márcia Lopes deve vir a Curitiba na escola de Governo, e a ocasião deve ser aproveitada para realização de audiência com o governador do Estado para negociar as demandas.