[Evento] Economia Solidária é tema de projeto de Serviço Social

Um projeto de intervenção em Economia Popular Solidária foi apresentado na terça-feira, 8 de junho, por estudantes do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas do Brasil. As estudantes Izabel Melo e Josiane Alves Rodrigues, do sétimo período do curso, realizam o estágio supervisionado no Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), desde o quinto período.

O Cefuria é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que surgiu nos anos 80, cuja finalidade é fortalecer a organização popular e as lutas do povo por melhores condições de vida. Seu nome é uma homenagem à Irmã Araújo, cuja vida foi dedicada à organização dos pobres da região sul de Curitiba para resolução de seus problemas concretos, principalmente aqueles relacionados à saúde.

Dentre todos os trabalhos realizados pelo Cefuria junto aos movimentos sociais e educação popular, as estudantes escolheram a Economia Solidária para realizar o projeto de intervenção Percepção dos acadêmicos de Serviço Social da UniBrasil quanto à Economia Solidária. O acompanhamento das alunas ocorre no Clube de Trocas Novo Amanhacer, de Guaraituba, Colombo, como explica Izabel.

Segundo a assistente social do Cefuria, Adriana Maria Matias, supervisora de estágio, a inserção dos estudantes de Serviço Social das Faculdades Integradas do Brasil é um momento rico para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela entidade. “Além disso, amplia a percepção crítica sobre empoderamento, o fortalecimento da comunidade, a inserção nas políticas públicas, inclusive questionando a ordem que está posta”, comenta Adriana.

Para ela, os Clubes de Trocas oferecem aos profissionais de Serviço Social um novo espaço sócio-ocupacional que necessita de intelectuais orgânicos, que realizem a socialização dos saberes, incrementem o processo de politização, de fortalecimento dos grupos, estimulem a participação, proponham políticas e reforcem a necessidade do controle social. “O projeto ético-político do Serviço Social está comprometido com a igualdade, a democracia e a cidadania”, comenta Adriana.

Além da presença de Adriana Maria Matias, as estudantes convidaram, também, a assistente social Gisele Carneiro, que também atua no Cefuria, e a participante do Clube de Trocas Novo Amanhacer, Marize de Jesus de Souza, que deu um depoimento sobre sua atuação na economia solidária.

Vale lembrar que por economia solidária se compreende o conjunto de organizações de trabalhadores que se distinguem por características como a cooperação, a solidariedade, a atividade econômica e a autogestão. Sua origem está associada ao surgimento do cooperativismo, no início do século 19, na Europa.

Foto: Criselli Montipó

As estudantes Josiane Alves Rodrigues e Izabel Melo, do sétimo período do curso, realizam o estágio supervisionado no Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) e apresentaram o projeto de intervenção.

Foto: Criselli Montipó

A assistente social do Cefuria, Adriana Maria Matias, supervisora de estágio; a participante do Clube de Trocas Novo Amanhacer, Marize de Jesus de Souza; e a assistente social Gisele Carneiro, que também atua no Cefuria.

Fonte: Unibrasil