[Evento] Simpósio Internacional “Estratégias para a Erradicação do Trabalho Infantil na Coleta do Lixo”

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Escola Superior do Ministério Público da União (Esmpu) promovem nos dias 25 e 26 de maio, em Curitiba, o Simpósio Internacional “Estratégias para a Erradicação do Trabalho Infantil na Coleta do Lixo”. Segundo a procuradora do MPT, Margaret Matos de Carvalho, o objetivo do evento é buscar alternativas mais eficazes para combater a presença de crianças e adolescentes em situação precária e irregular nos lixões.

Durante o simpósio também devem ser discutidas ações de benefício para a área ambiental, o desenvolvimento por meio da sustentabilidade, a geração de renda e, em especial, o combate ao trabalho infantil. Devem acontecer palestras, conferências e oficinas dirigidas por desembargadores, secretários de governos estaduais, professores especialistas, procuradores, promotores e juízes. Também participam como conferencistas representantes de movimentos populares e instituições governamentais brasileiras e estrangeiras apoiadoras das causas debatidas ao longo da atividade acadêmica.

Durante as 12 horas-aula, serão estudados temas como “Responsabilidade social empresarial e os catadores de materiais; “O Poder Judiciário e a responsabilidade da iniciativa privada quanto à inserção social dos catadores de materiais recicláveis; “Estratégias de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes na coleta do lixo”; e, “A responsabilidade social do Poder Judiciário”.

(Fonte: Gisele Rosso – MPT-PR)

Serviço

O quê: Simpósio Internacional “Estratégias para a Erradicação do Trabalho Infantil na Coleta do Lixo”

Data: 25 e 26 de maio de 2010

Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho no Paraná – Avenida Vicente Machado, 84, Centro – Curitiba (PR).

Inscrições: Podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

O simpósio terá transmissão simultânea na internet, via webcast, na página do MPT: www.prt9.mpt.gov.br