CRESS/PR recebe trabalhadoras sociais do Equador

Integrantes do Cress/PR receberam ontem (08), na sede do Conselho, as profissionais do Equador Emma Ortega, presidente da Asociación de Mujeres “Nela Martinez”, e Susana Vásconez, da Fundación “Sembrando” para compartilhar experiências sobre a política da assistência nos dois países.

Durante o encontro, as assistentes sociais equatorianas falaram sobre a luta que seu país – culturalmente influenciado pela presença dos indígenas Incas – vem travando para construção das políticas públicas. Segundo relataram, o Equador vive um momento de reconstrução das políticas públicas e o Brasil é exemplo em todas as áreas. Emma registrou ainda, que a leitura da frase “Desigualdade se combate com Direitos Sociais”, impressa num dos quadros das campanhas dos assistentes sociais paranaenses, serviu como fonte de inspiração para a produção de um artigo.

Integrantes do Cress/PR recepcionam assistentes sociais do Equador.
Integrantes do Cress/PR recepcionam assistentes sociais do Equador.

De acordo com Elza Campos, vice-presidente do Cress/PR e integrante da União Brasileira de Mulheres, a presença das profissionais equatorianas no Brasil é resultado da participação das entidades feministas no Encontro Latino Americano e Caribenho da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM) a que as entidades são filiadas. O encontro que aconteceu em Campinas (SP), de 01 a 05 de dezembro, reuniu líderes feministas de 23 países que, a partir do tema “Desenvolvimento, Direitos e Trabalho”, discutiram ações estratégicas para a promoção da igualdade de gênero no mundo. Segundo Elza, a FDIM foi fundada em 1945 por mulheres socialistas que lutavam contra o nazismo e o fascismo, e hoje congrega organizações de mulheres e feministas pelo mundo todo.

Ainda durante o encontro na sede do Cress/PR, a conselheira Daraci Rosa relatou sua participação no encontro que organizará a Conferência Mundial de Seguridade Social, a se realizar em março de 2010. Daraci também destacou a importância das assistentes sociais equatorianas se organizarem para promover um encontro semelhante no país.

Além de Elza Campos e Daraci Rosa dos Santos, o Cress/PR esteve representado por Fátima Pereira, Leovalda Rodrigues e Dione Poncheck que conduziram as equatorianas durante visita a sede do Conselho em Curitiba.

Fonte: Elza Campos

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.