CRESS/PR recebe trabalhadoras sociais do Equador

Integrantes do Cress/PR receberam ontem (08), na sede do Conselho, as profissionais do Equador Emma Ortega, presidente da Asociación de Mujeres “Nela Martinez”, e Susana Vásconez, da Fundación “Sembrando” para compartilhar experiências sobre a política da assistência nos dois países.

Durante o encontro, as assistentes sociais equatorianas falaram sobre a luta que seu país – culturalmente influenciado pela presença dos indígenas Incas – vem travando para construção das políticas públicas. Segundo relataram, o Equador vive um momento de reconstrução das políticas públicas e o Brasil é exemplo em todas as áreas. Emma registrou ainda, que a leitura da frase “Desigualdade se combate com Direitos Sociais”, impressa num dos quadros das campanhas dos assistentes sociais paranaenses, serviu como fonte de inspiração para a produção de um artigo.

Integrantes do Cress/PR recepcionam assistentes sociais do Equador.
Integrantes do Cress/PR recepcionam assistentes sociais do Equador.

De acordo com Elza Campos, vice-presidente do Cress/PR e integrante da União Brasileira de Mulheres, a presença das profissionais equatorianas no Brasil é resultado da participação das entidades feministas no Encontro Latino Americano e Caribenho da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM) a que as entidades são filiadas. O encontro que aconteceu em Campinas (SP), de 01 a 05 de dezembro, reuniu líderes feministas de 23 países que, a partir do tema “Desenvolvimento, Direitos e Trabalho”, discutiram ações estratégicas para a promoção da igualdade de gênero no mundo. Segundo Elza, a FDIM foi fundada em 1945 por mulheres socialistas que lutavam contra o nazismo e o fascismo, e hoje congrega organizações de mulheres e feministas pelo mundo todo.

Ainda durante o encontro na sede do Cress/PR, a conselheira Daraci Rosa relatou sua participação no encontro que organizará a Conferência Mundial de Seguridade Social, a se realizar em março de 2010. Daraci também destacou a importância das assistentes sociais equatorianas se organizarem para promover um encontro semelhante no país.

Além de Elza Campos e Daraci Rosa dos Santos, o Cress/PR esteve representado por Fátima Pereira, Leovalda Rodrigues e Dione Poncheck que conduziram as equatorianas durante visita a sede do Conselho em Curitiba.

Fonte: Elza Campos