Cress/PR apoia mobilizações na Semana da Consciência Negra

Há 314 anos morria em Alagoas o principal lider da resistência quilombola do País. Simbolo da luta pela afirmação da raça e cultura dos negros africanos, a morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, passou a ser um marco para a continuidade do ideal de Zumbi. No Paraná, a data será lembrada até o domingo (22) numa programação que inclui atividades culturais, palestras e debates por todo o Estado.

O Cress/PR tem orientado a categoria e defendido, entre outras questões, políticas públicas diversas para a construção da igualdade racial. Neste sentido, valoriza a ampliação do sistema de cotas para negros nas universidades como forma de reparar o prejuízo histórico que impediu por muito tempo o acesso dos negros ao desenvolvimento intelectual e consequente acesso aos bens de consumo produzidos. A política dos assistentes sociais também inclui a defesa de políticas específicas de atendimento à saúde da mulher negra, vítima de preconceito e maus tratos no atendimento à saúde. Situação que as coloca em maior grau de vulnerabilidade.

De acordo com Daraci Rosa dos Santos, primeira secretária do Cress/PR, as discussões sobre as temática devem ser aprofundadas em 2010 nas comissões do Conselho, e ainda, nas atividades “Café com Cultura” e “Diálogos CRESS com a Categoria”. “É importante que a categoria se mobilize para que futuramente possamos dizer que fomos sujeitos do processo de mudanças no imaginário cultural do nosso Estado, onde, um dia, alguém acreditava que havia uma ‘supremacia da raça branca'”. afirmou.

Veja a programação deste ano para a Semana da Consciência Negra e fortaleça o movimento em favor da construção da igualdade.

• Curitiba
17/11: Desfile Afro, de Luiz Mendonça, às 19h30
17/11: Brasilian/ África – Berço da Humanidade, com o Grupo Tambor de Ideias, às 20h30
18/11: O Cabelo de Lelê, com o Grupo Arte no Palco, às 20h30
19/11: Ta no Tumbao, com o Grupo Echale Salsita, às 20h30
22/11: Branca de Neve, com o Grupo Afro Cultural Ka-Naombo, às 16h
22/11: Somos Todos uma Raça II, com o Grupo Cultural de Dança Afro Pop Ginga Total, às 17 h.

• Irati
Seminário Identidade e Território: Negros na Região Sul
De 16 a 20 de novembro
Unicentro – Núcleo de Estudos Étnicorracias.

• Cascavel
Seminário: História Afro brasileira e africana e Cultura indígena
Dias 21 e 22 de novembro
Local: Unioeste